Unicamp 2023: primeira prova da 2ª fase abordou temas esperados e teve nível moderado, dizem cursinhos

Primeira prova da 2ª fase do vestibular 2023 da Unicamp é aplicada neste domingo (11) — Foto: Júlio César Costa/g1 1 de 1 Primeira prova da 2ª fase do vestibular 2023 da Unicamp é aplicada neste domingo (11) — Foto: Júlio César Costa/g1

Primeira prova da 2ª fase do vestibular 2023 da Unicamp é aplicada neste domingo (11) — Foto: Júlio César Costa/g1

Coordenadores de cursinhos preparatórios para vestibular avaliaram que a primeira prova da 2ª fase da Unicamp 2023, aplicada no domingo (11), teve nível moderado e abordou temas característicos da universidade. Em geral, os professores elogiaram a elaboração do exame. 💥️Veja, em vídeos, as análises.

A segunda etapa do vestibular termina nesta segunda-feira (12), com questões de matemática, ciências humanas e de conhecimentos específicos.

💥️Acesse a prova completa aqui.

Para o diretor do curso Anglo, Sérgio Paganim, a prova deste domingo consolida e aprimora o tipo de prova que a Unicamp já vem aplicando a algum tempo. Paganim afirma que isso vale tanto para os temas da redação quanto para as questões interdisciplinares.

"As questões de português trouxeram uma novidade: a redação de dois textos de 40, 50 palavras nas questões número 5 e número 6. Os temas muito atuais", afirmou o professor. 💥️Veja no vídeo acima.

Coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta avaliou que as propostas de redação foram bastante típicas, com contato com a atualidade e de caráter ideológico. A prova manteve essa característica também nas questões interdisciplinares, afirmou Motta.

"A Unicamp com suas características bem fortes de uma prova que traz as temáticas mais atuais e que exige até um certo alinhamento ideológico do participante", disse. 💥️Veja o vídeo acima.

O coordenador do curso pré-vestibular do Objetivo Campinas, Raul Neto, afirmou que não houve novidade nos temas abordados pela Unicamp. O professor também elogiou a construção e elaboração das questões. 💥️Veja o vídeo completo acima.

"A prova tocou em temas como racismo na escola, porte de armas... questões que estiveram envolvendo o debate eleitoral este ano no Brasil, mas sempre com o cuidado para não tomar partido. Foi importante mostrar, durante a prova, que o candidato tinha que ter uma capacidade de leitura, argumentação e reflexão", resumiu.💥

Na avaliação do diretor pedagógico do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, Anderson Rodrigues, a Unicamp montou questões de nível moderado na primeira prova. Ele ressaltou, no entanto, o que seria um erro de formulação da pergunta de número 10 A de física.

"[Havia] um erro no enunciado, colocando que a área era da pá, que na verdade é a área realizada pelo movimento da pá, que seria um círculo. E para o aluno que tivesse essa dificuldade não conseguiria entender muito bem", avaliou.

O diretor da comissão que organiza o vestibular (Comvest), José Alves de Freitas Neto, informou ao 💥️g1 que nenhum pedido de revisão desta questão foi recebido até a manhã desta segunda-feira (12).

A segunda fase termina nesta segunda-feira (12) com aplicações das provas de matemática, interdisciplinares em ciências humanas e a de conhecimentos específicos - formulada de acordo com a área do curso escolhido pelo estudante .

Os portões abrem às 12h, fecham às 13h e o exame tem duração de cinco horas.

O primeiro dia de provas foi neste domingo (10) e teve abstenção de 7,6%, segundo a comissão organizadora (Comvest). Em Campinas, uma chuva forte gerou transtornos no maior local de prova.

No primeiro dia, os candidatos escreveram a redação (que teve duas opções de temas) e responderam questões sobre língua portuguesa, inglês e ciências da natureza. 💥️Veja o que caiu.

O que você está lendo é [Unicamp 2023: primeira prova da 2ª fase abordou temas esperados e teve nível moderado, dizem cursinhos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...