Jornais estrangeiros repercutem crise institucional no Peru
A decisão do presidente do Peru, Pedro Castillo, de instituir um governo de exceção no país, dissolver o Parlamento e convocar novas eleições já começa a ter repercussões internacionais.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (7) e segundo um dos principais jornais do país, o El Comercio, a medida foi considerada um golpe de Estado por diversos membros do governo e analistas políticos. Castillo foi detido e foi destituído pelo Congresso, que vai empossar a vice-presidente, Dina Boluarte, em seu lugar.
1 de 6 Jornal El Comercio, do Peru, noticia a detenção de Pedro Castillo — Foto: Reprodução/ El ComercioJornal El Comercio, do Peru, noticia a detenção de Pedro Castillo — Foto: Reprodução/ El Comercio
No exterior, o jornal argentino Clarín, por exemplo, comparou a decisão de Castillo com o ex-presidente peruano Alberto Fujimori, que em 1992 também dissolveu o Congresso e interveio no Poder Judiciário peruano, no Conselho Nacional de Magistratura, no Tribunal de Garantias Constitucionais, no Ministério Público e na Controladoria Geral da República do país.
A indicação é que apesar de o Congresso peruano também ter, atualmente, o mesmo nível de desaprovação do que o observado no governo de Fujimori, Castillo não tem o mesmo apoio popular e muito menos o respaldo das forças armadas para sustentar a medida.
2 de 6 Jornal argentino Clarín noticia os acontecimentos no Peru — Foto: Reprodução/ ClarínJornal argentino Clarín noticia os acontecimentos no Peru — Foto: Reprodução/ Clarín
Já o La Nación, também argentino, trouxe as reações das diversas instituições e personalidades peruanas. Entre as respostas compartilhadas pelo jornal estava o comunicado divulgado pelas forças armadas do Peru em conjunto com a Polícia nacional do país, que rechaçaram o anúncio de Castillo e concordaram em apoiar o Congresso.
Reações do Tribunal Constitucional do Peru, de Boluarte e de outros políticos do país também foram divulgadas, assim como a do analista político Augusto Àlvarez, que em entrevista à agência de notícias AFP afirmou que o anúncio de Castillo é considerado um “autogolpe”, já que feriu o artigo 117 da Constituição peruana e passou à ilegalidade.
3 de 6 Jornal argentino La Nación dá detalhes sobre a crise política no Peru — Foto: Reprodução/ La NaciónJornal argentino La Nación dá detalhes sobre a crise política no Peru — Foto: Reprodução/ La Nación
No Hemisfério Norte, os principais jornais americanos também publicaram informações sobre o ocorrido. O The New York Times, por exemplo, além de noticiar as medidas apresentadas por Castillo, também informou sobre as renúncias de membros do governo que se seguiram após o discurso – que, por sua vez, denunciaram as ações do presidente peruano como uma tentativa de golpe.
4 de 6 Jornal norte-americano The New York Times traz notícias sobre os acontecimentos no Peru — Foto: Reprodução/ The New York TimesJornal norte-americano The New York Times traz notícias sobre os acontecimentos no Peru — Foto: Reprodução/ The New York Times
O jornal também deu espaço à explicação dos acontecimentos que antecederam a decisão do presidente peruano desta quarta-feira, informando que o Congresso já previa votar seu impeachment, uma vez que desde sua posse, Castillo esteve envolvido em vários escândalos de corrupção e investigações criminais.
5 de 6 Jornal norte-americano The Washington Post informa sobre os últimos acontecimentos no Peru — Foto: Reprodução/ The Washington PostJornal norte-americano The Washington Post informa sobre os últimos acontecimentos no Peru — Foto: Reprodução/ The Washington Post
O mesmo contexto também foi publicado pelo jornal norte-americano The Washington Post e pelo britânico, The Guardian.
💥️LEIA TAMBÉM:
6 de 6 Jornal britânico The Guardian traz informações sobre os acontecimentos no Peru — Foto: Reprodução/ The Guardian
Jornal britânico The Guardian traz informações sobre os acontecimentos no Peru — Foto: Reprodução/ The Guardian
O que você está lendo é [Jornais estrangeiros repercutem crise institucional no Peru].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments