Unicamp 2023: primeiro dia da 2ª fase do vestibular tem abstenção de 7,6%, o menor índice desde 2009; e transtornos com chuva

Primeira prova da 2ª fase do vestibular 2023 da Unicamp é aplicada neste domingo (11) — Foto: Júlio César Costa/g1 1 de 4 Primeira prova da 2ª fase do vestibular 2023 da Unicamp é aplicada neste domingo (11) — Foto: Júlio César Costa/g1

Primeira prova da 2ª fase do vestibular 2023 da Unicamp é aplicada neste domingo (11) — Foto: Júlio César Costa/g1

O primeiro dia de provas da 2ª fase do vestibular 2023 da Unicamp terminou com abstenção de 💥7,6%, segundo a comissão organizadora (Comvest). O percentual é o menor desde 2009, e significa 969 ausentes entre os 💥️12.708 estudantes convocados para esta etapa do processo. Em Campinas (SP), uma chuva forte gerou transtornos no maior local de prova.

A cidade que teve o menor índice de faltosos foi São Carlos (SP), com 3,9%, seguida por São Paulo, com 5,7%, o que chamou a atenção da Comissão. Já a cidade com mais ausências era esperada, Presidente Prudente (SP), com percentual de 21,8%.

"É a única cidade que teve aumento de abstenção, pega norte do Paraná e Mato Grosso do Sul, é uma cidade em que tradicionalmente o índice é mais elevado", explicou o diretor. No total 11.739 compareceram.

Na edição anterior, o vestibular terminou com índice geral de faltantes em 💥12,7%, o maior desde 2023. 💥️Veja abaixo tabela com evolução.

A universidade oferece 💥2.540 vagas em 💥69 cursos.💥Nesta segunda fase, as avaliações ocorrem em 17 cidades de São Paulo (14 a menos do que na 1ª - 💥️confira abaixo tabela), além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Foi recomendado o uso de máscara de proteção contra a Covid-19.

O calor roubou a cena neste primeiro dia da segunda fase. Na Unip, principal local de prova localizada no bairro Swift em Campinas, a falta de uma sombra e de acesso a banheiros e água gerou reclamação de pais e acompanhantes de candidatos que aguardavam.

"Alguns pais pediram pra ir ao banheiro e mandaram a gente ir no supermercado. Esperava no mínimo uma condição mais humana. Estamos no cimento quente e sem sombra pra esperar", disse a professora Maria Cândida da Silva Almeida que veio com a filha do Rio de Janeiro.

Na coletiva de imprensa, Neto disse que não houve esse tipo de reclamação em outros vestibulares e que desconhecia a falta de apoio e não tinha um plano B, mas afirmou que faria uma reunião com os representantes da Unip para encontrar uma solução para o segundo dia de provas, que acontece nesta segunda (12), e pediu desculpas aos familiares.

No fim da tarde, uma chuva forte atingiu a cidade e chegou a afetar uma das salas de aula. Uma turma inteira precisou ser transferida de espaço.

Do lado de fora, quem já tinha saído da prova foi autorizado a se abrigar no refeitório da Unip até a chuva diminuir.

Refeitório da Unip abriga candidatos da segunda fase da Unicamp durante temporal, em Campinas — Foto: Naira Zitei/g1 2 de 4 Refeitório da Unip abriga candidatos da segunda fase da Unicamp durante temporal, em Campinas — Foto: Naira Zitei/g1

Refeitório da Unip abriga candidatos da segunda fase da Unicamp durante temporal, em Campinas — Foto: Naira Zitei/g1

A universidade estadual iniciou a segunda fase neste domingo com aplicações das provas de redação, português, inglês e ciências da natureza.

Porte de armas e racismo nas escolas foram os temas propostos para a redação, e a prova ainda abordou desde a releitura da cena histórica da Independência do Brasil com celulares no lugar de espadas até a aporofobia, prática de usar elementos que afastam as pessoas pobres e em situação de rua, como pregos no chão e cacos de vidro sob viadutos.

Questão que abordou o tema da aporofobia na segunda fase do Vestibular 2023 da Unicamp — Foto: Reprodução/Unicamp 3 de 4 Questão que abordou o tema da aporofobia na segunda fase do Vestibular 2023 da Unicamp — Foto: Reprodução/Unicamp

Questão que abordou o tema da aporofobia na segunda fase do Vestibular 2023 da Unicamp — Foto: Reprodução/Unicamp

💥️Lista dos temas que caíram:

Candidatos ressaltaram a grande quantidade de textos e que puderam usar as informações nas respostas no decorrer da prova. O feito é proposital, segundo Márcia.

A prova com questões coloridas foi outro destaque desta edição - é a primeira vez que a universidade adota essa impressão. O objetivo é deixar o conteúdo mais didático, e a Comvest disse que recebeu comentários positivos e espera um bom retorno também nesta segunda (12).

Questão abordou releitura da cena da Independência do Brasil na segunda fase do Vestibular 2023 da Unicamp — Foto: Reprodução/Unicamp 4 de 4 Questão abordou releitura da cena da Independência do Brasil na segunda fase do Vestibular 2023 da Unicamp — Foto: Reprodução/Unicamp

Questão abordou releitura da cena da Independência do Brasil na segunda fase do Vestibular 2023 da Unicamp — Foto: Reprodução/Unicamp

💥️Segunda: provas comuns a todos os candidatos

💥️Segunda: provas de conhecimentos específicos

A Comvest reforçou a recomendação para uso da máscara para proteção contra Covid-19. A eventual obrigatoriedade, diz a direção, dependia das regras de municípios e estados onde haverá provas.

As outras cidades paulistas com provas em dezembro são: Jundiaí, Limeira, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo.

O que você está lendo é [Unicamp 2023: primeiro dia da 2ª fase do vestibular tem abstenção de 7,6%, o menor índice desde 2009; e transtornos com chuva].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...