Estudantes da UFSCar protestam contra cortes e bloqueios de verbas feitos pelo governo Bolsonaro
Estudantes protestam contra cortes e bloqueios de verbas da UFSCar — Foto: Ana Menezes/Arquivo Pessoal
Centenas de estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participaram, na manhã desta segunda-feira (12), de uma manifestação contra os cortes e bloqueios orçamentários feitos pelo governo Jair Bolsonaro (PL) que afetaram o pagamento das bolsas estudantis.
Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
A concentração do ato ocorreu às 10h em frente ao prédio de aulas AT7, na área norte do campus de São Carlos (SP).
A ideia era que os estudantes iniciassem um trajeto dentro da universidade e seguisse até a Praça do Mercado, no Centro. Porém, a chuva fez com que os manifestantes mudassem os planos.
2 de 3 Estudantes da UFSCar protestam contra cortes e bloqueios de verbas feitos pelo governo Bolsonaro — Foto: Ana Menezes/Arquivo PessoalEstudantes da UFSCar protestam contra cortes e bloqueios de verbas feitos pelo governo Bolsonaro — Foto: Ana Menezes/Arquivo Pessoal
O primeiro trajeto definido, de cerca de 5 quilômetros, foi substituído por um novo, de pouco mais de 4 km, até a Praça da XV, no Parque Santa Mônica.
O protesto é pacífico. Estudantes estão fazendo pronunciamento nesta tarde e, em seguida, devem voltar para a universidade.
💥️LEIA TAMBÉM:
3 de 3 Campus da UFSCar em São Carlos 2023 — Foto: Gabrielle Chagas/G1
Campus da UFSCar em São Carlos 2023 — Foto: Gabrielle Chagas/G1
Na segunda-feira (5), a UFSCar informou que não teria como pagar bolsas, auxílios e fornecedores depois que o governo de Jair Bolsonaro (PL) fez mais um bloqueio de verba.
Em 28 de novembro, a UFScar teve R$ 311 mil bloqueados. Na manhã, de 1º de dezembro, houve o desbloqueio, mas, no fim da tarde do mesmo dia, o governo federal anunciou novo bloqueio ainda maior, chegando a R$ 856 mil, composto por parte do orçamento de custeio e parte dos recursos de capital.
A UFSCar denunciou que além do bloqueio orçamentário, o governo federal não liberou recursos para que a universidade possa efetuar o pagamento de suas despesas já empenhadas, dentre elas as bolsas dos programas de assistência e permanência estudantil.
Na sexta (9), a universidade anunciou que, depois de liberação de alguns recursos do Ministério da Educação (MEC), irá conseguir efetuar o pagamento das 3.971 bolsas de assistência estudantil disponibilizadas pela universidade aos mais de 2 mil alunos.
VÍDEOS: Reveja as reportagens dos telejornais da EPTV
O que você está lendo é [Estudantes da UFSCar protestam contra cortes e bloqueios de verbas feitos pelo governo Bolsonaro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments