110 anos de Luiz Gonzaga: saiba quais artistas mais gravaram músicas do Rei do Baião e as mais tocadas
Luiz Gonzaga na capa de álbum de 1968 — Foto: Reprodução / capa de LP de 1968
O cantor, compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga marcou a música brasileira, levando sua vivência do Sertão nordestino para o resto do país. Esta terça-feira (13) marca os 110 anos do Rei do Baião. Nascido em Exu, no Sertão de Pernambuco, em 1912, deixou um legado de canções conhecidas por muitos e regravadas mesmo após sua morte, em 1989.
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) divulgou um levantamento sobre o legado musical deixado por Gonzagão, como forma de homenageá-lo. Ele deixou 487 composições e 1.258 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad.
Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
Os três artistas que mais gravaram as músicas do Rei do Baião foram Dominguinhos, que era amigo e afilhado artístico dele, seguido por Gilberto Gil e Elba Ramalho.
A música mais tocada nos últimos dez anos é também a mais regravada: "Asa Branca", composta com Humberto Teixeira, com quem Gonzagão escreveu outras diversas canções de sucesso.
2 de 3 Dominguinhos, em imagem de arquivo — Foto: Prêmio da Música Brasileira / DivulgaçãoDominguinhos, em imagem de arquivo — Foto: Prêmio da Música Brasileira / Divulgação
Ao longo de meio século de carreira, Luiz Gonzaga deixou 44 discos de vinil e mais de 50 discos compactos, sem contar os discos gravados em 78 rotações e as coletâneas. Em suas obras, ele levou para o Brasil inteiro a identidade que criou para o Nordeste: sanfona, chapéu de couro e gibão.
Autor do livro "Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento", o pesquisador Paulo Wanderley apontou que o primeiro disco gravado pelo Rei do Baião foi "Vira e Mexe", em 1941.
3 de 3 Luiz Gonzaga em fotos de arquivo — Foto: Reprodução/TV Globo
Luiz Gonzaga em fotos de arquivo — Foto: Reprodução/TV Globo
Como determina a Lei de Direitos Autorais (9.610/98), a família de Gonzaga recebe rendimentos relacionados às músicas dele até 70 anos após a sua morte ou do último autor, em caso de parcerias.
O que você está lendo é [110 anos de Luiz Gonzaga: saiba quais artistas mais gravaram músicas do Rei do Baião e as mais tocadas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments