Governo intercepta 49 toneladas de uvas-passas contaminadas em fronteiras do Brasil
Uva-passa — Foto: Andreas Haslinger/Unplash
O Ministério da Agricultura interceptou e impediu a comercialização de 49 toneladas de uvas-passas contaminadas, que seriam usadas em panetones. A informação foi divulgada nesta terça-feira (13).
As cargas estavam contaminadas por Ocratoxina A, substância produzida por alguns tipos de fungos, que é tóxica e prejudicial à saúde. Foi constatada pela fiscalização que um dos lotes apresentava quatro vezes o limite máximo permitido para a substância.
Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
As fiscalizações ocorreram nos postos de São Borja (RS) e Foz do Iguaçu (PR). Depois os produtos seriam processados na região metropolitana de São Paulo.
Segundo o órgão, as uvas-passas teriam como destino o fracionamento para venda ao consumidor final e a fabricação de produtos natalinos.
Os produtos estavam contaminados por Ocratoxina A, que é uma substância produzida por alguns tipos de fungos que, em condições ambientais adequadas, pode estar presente nas uvas-passas e processadas como vinho ou sumos de fruta.
"A toxina encontrada é produzida por fungos do gênero que podem contaminar a uva antes da colheita se houver condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento dos mesmos", explica o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Reginaldo Teodoro de Souza.
A contaminação é levada mesmo após o processamento ou secagem das uvas na elaboração de passas. "Se o armazenamento não for adequado as uvas-passas podem mofar e isto também pode gerar a liberação de micotoxina por fungos do gênero ", disse o especialista.
Portaria nº 635, para que estes sejam considerados próprios para o consumo.
O que você está lendo é [Governo intercepta 49 toneladas de uvas-passas contaminadas em fronteiras do Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments