Veja dicas da Febraban para evitar golpes durante as compras de Natal
Pessoas caminhando na rua 25 de Março, em São Paulo, um dos principais centros de comércio popular do país — Foto: Reuters
Redobrar a atenção. Esta é a recomendação primordial da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que os consumidores evitem ser vítimas de golpes financeiros durante as compras natalinas. Para aumentar a segurança, a entidade listou 15 medidas simples a serem adotadas tanto no ambiente virtual quanto em lojas físicas.
De acordo com a entidade, com a proximidade do Natal aumenta a atuação de criminosos que se aproveitam da distração dos consumidores. Em meio à correria no comércio do país nesta época, são frequentes os casos de troca do cartão físico após captura da senha. Ainda mais comum são falsas promoções na internet que induzem o consumidor a abrir links fraudulentos.
“Os artifícios são inúmeros, como mensagens que afirmam que a conta do cliente está irregular, ou o cartão ultrapassou o limite ou ainda a necessidade da atualização de token. Com informações pessoais dos clientes em mãos, os bandidos fazem transações, burlam bloqueios de segurança e desbloqueiam novos cartões”, apontou Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
A Febraban destacou que os bancos brasileiros investem, em média, R$ 3 bilhões por ano em sistemas de tecnologia da informação voltados à segurança nas transações bancárias. Ainda assim, é indispensável que o consumidor esteja atento às armadilhas criadas pelos criminosos.
Veja abaixo as 15 dicas de segurança da Febraban para evitar golpes nas compras de Natal:
💥️Nas compras pela internet:
💥️Em lojas físicas, shoppings e comércios de rua:
O que você está lendo é [Veja dicas da Febraban para evitar golpes durante as compras de Natal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments