Não sabe o que presentear no Natal? Investimentos podem ser boas opções; veja como escolher

Investimentos como presente de Natal podem incentivar a educação financeira, afirmam especialistas. — Foto: Freepik 1 de 1 Investimentos como presente de Natal podem incentivar a educação financeira, afirmam especialistas. — Foto: Freepik

Investimentos como presente de Natal podem incentivar a educação financeira, afirmam especialistas. — Foto: Freepik

Roupa, chocolate, brinquedos, perfumes, eletrônicos... A lista de presentes de Natal costuma girar em torno desses itens. Mas se o objetivo for ser menos tradicional, 💥️já pensou em presentear um amigo ou familiar com um investimento?

Especialistas em finanças pessoais afirmam que essa pode ser uma ótima oportunidade de para incentivar a educação financeira e investir nos sonhos e objetivos de quem recebe o presente.

💥️LEIA TAMBÉM

Com o mesmo argumento de deixar a pessoa livre para usar o dinheiro do presente como ela quiser, muitas pessoas escolhem presentear com dinheiro físico – ou até podem usar alternativas mais modernas, como o Pix. Godoy, entretanto, pontua que essas não são as melhores opções.

“O problema de dar dinheiro físico de presente é que ele perde valor com o passar do tempo por conta da inflação”, explica. Nesse sentido, ao dar um ativo financeiro para alguém, além de receber um valor inicial, 💥️essa pessoa também contará com os rendimentos daquele investimento.

Além disso, presentear com um investimento pode abrir uma porta para que o presenteado tenha contato com a educação financeira e dê os primeiros passos para desenvolver bons hábitos com suas finanças pessoais.

O educador financeiro explica que, na hora de escolher um investimento para dar de presente, é preciso considerar alguns pontos, como a idade da pessoa, o perfil e quais objetivos ela tem.

Com esses pontos identificados, fica mais fácil entender qual prazo de investimento faz mais sentido para o presenteado: curto, médio ou longo prazo.

Para investimentos que visam a realização de objetivos de 💥️curto prazo, como uma renda extra para um festival de música, Godoy afirma que 💥️as melhores opções são 💥️ativos da renda fixa💥️ com liquidez diária, como os títulos do 💥️Tesouro Selic💥️ ou um 💥️Certificado de Depósito Bancário (CDB). “Eles rendem pouco, mas podem ter o valor resgatado a qualquer momento”, diz.

Um título do Tesouro Selic com vencimento em 2027, por exemplo, pode ser adquirido por valores a partir de R$ 124,39 e oferece rentabilidade de 0,1544% ao ano mais a variação da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Embora o investidor possa resgatar o valor investido a qualquer momento, o especialista comenta que o mais indicado é, sempre que possível, manter o investimento até o final do prazo para assegurar a rentabilidade pré-definida.

Para objetivos de 💥️médio prazo, como uma viagem programada para daqui dois anos, por exemplo, o educador financeiro aponta as 💥️Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs)💥e as💥💥️Letras de Crédito Imobiliário (LCIs)💥como boas alternativas. Esses títulos também são da renda fixa e investem em dívidas do agronegócio e do mercado imobiliário, respectivamente.

Já para os investimentos que são feitos pensando no 💥️longo prazo, como ajudar alguém financeiramente com a faculdade, o especialista indica as 💥️debêntures incentivadas.

Tais ativos, também da renda fixa, costumam ter sua rentabilidade atrelada ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e, por isso, rendem mais que a inflação, além de contarem com a isenção do imposto de renda.

Sobre outros tipos de investimentos mais voláteis, como as ações, Godoy pontua que são opções mais arriscadas, principalmente para quem não tem experiência com o mercado financeiro.

Ariane Benedito, economista especialista em mercado de capitais, comenta que, embora presentear alguém com um investimento seja uma atitude interessante, o processo de doação de bens mobiliários (ou seja, transferir o investimento de presente) pode ser burocrático e custoso, o que pode ser inviável para parte da população.

Em contrapartida, a economista afirma que há outras opções para investir em educação financeira.

O que você está lendo é [Não sabe o que presentear no Natal? Investimentos podem ser boas opções; veja como escolher].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...