Prefeitura estuda ajudar lojistas a pagar o aluguel no Centro do Rio
Várias lojas do Centro do Rio fecharam as portas durante a pandemia — Foto: Marcos Serra Lima/ G1 Rio
Na tentativa de 💥️revitalizar e movimentar o comércio Centro do Rio de Janeiro, a prefeitura estuda subsidiar a instalação de ao menos 73 lojas em um quadrilátero de quatro localidades: da Avenida Rio Branco à Avenida 1º de Março e da Rua da Assembleia até a Buenos Aires.
Neste primeiro momento, o município está 💥️identificando imóveis fechados e disponíveis para serem alugados.
Caberá à Secretaria de Desenvolvimento Econômico tocar o projeto. O objetivo é 💥️reabrir os estabelecimentos que foram fechados durante a pandemia da Covid-19.
"Essa é a minha ideia. Mas, temos que ver o caminho jurídico para o aluguel desses espaços. (Após o projeto concluído), vamos fazer um chamamento público e qualquer galeria de arte, livraria, antiquário que quiser se instalar no Centro da cidade poderá ganhar uma loja de graça e mais R$ 1 milhão. Não sei se essa será a fórmula. Tive três reuniões e existe uma discussão jurídica em cima do assunto", disse o prefeito Eduardo Paes.
A Prefeitura do Rio não informou ainda qual seria o💥️ impacto nos caixas do município e de onde esse valor saíra. A iniciativa faz parte da tentativa de revitalizar o Centro.
2 de 3 Diversas lojas estão fechadas no Centro do Rio — Foto: Pilar Olivares/ReutersDiversas lojas estão fechadas no Centro do Rio — Foto: Pilar Olivares/Reuters
Em julho de 2022, o programa – a grande aposta da Prefeitura do Rio para revitalizar e transformar o Centro da cidade em uma área residencial – completou um ano.
Desde que foi sancionado o pacote de leis, a Prefeitura do Rio recebeu 32 pedidos de licenças vinculados às novas regras urbanísticas, sendo que 20 já foram concedidos.
3 de 3 Prédios no centro do Rio de Janeiro — Foto: Marcos Serra Lima/g1Prédios no centro do Rio de Janeiro — Foto: Marcos Serra Lima/g1
Ao todo,💥️ 1.714 unidades residenciais foram aprovadas. Outras 12 – que preveem 968 unidades residenciais – encontram-se em análise. Isso perfaz um total de 2.682 unidades residenciais previstas no período na região.
Com o objetivo de promover a recuperação urbanística, social e econômica dos bairros da região central, o Reviver Centro também estabelece diretrizes para a gestão, qualificação e manutenção do espaço público e dos bens históricos de uma área de 5,72 quilômetros quadrados.
O que você está lendo é [Prefeitura estuda ajudar lojistas a pagar o aluguel no Centro do Rio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments