RJ não chegou à meta estipulada pelo Ministério da Saúde para nenhuma das vacinas do calendário infantil
Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com dados do Programa Nacional de Imunizações mostra que o Estado do Rio de Janeiro não chegou à meta estipulada pelo Ministério da Saúde para 💥️nenhuma das vacinas do calendário básico infantil — e está abaixo da média nacional em todos os imunizantes.
De acordo com o levantamento do Observatório de Saúde na Infância da Fiocruz, crianças menores de 5 anos estão vulneráveis para doenças como 💥️sarampo, caxumba e rubéola, que podem levar à morte e gerar sequelas. O motivo é que não foram vacinadas.
1 de 1 Estado do RJ não atingiu metas estipuladas pelo Ministério da Saúde na aplicação de nenhum imunizante. — Foto: Reprodução/TV GloboEstado do RJ não atingiu metas estipuladas pelo Ministério da Saúde na aplicação de nenhum imunizante. — Foto: Reprodução/TV Globo
De acordo com o pediatra 💥️Daniel Becker, o risco aumenta para todas as crianças quando a cobertura vacinal está baixa.
"Nós temos uma queda na cobertura vacinal no Brasil que é trágica. É muito perigoso a gente deixar as crianças totalmente sem defesas para doenças muito graves que deixam sequelas que matam. É lembrar as pessoas que é importante vacinar, precisamos disseminar as ideias para recuperar a confiança das pessoas na vacinação e especialmente recuperar nossa cobertura vacinal, que é o que vai proteger toda nossa população infantil."
Segundo os dados do levantamento, até novembro deste ano:
Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde disse que começou a fazer uma busca ativa pelas crianças, com os agentes de saúde indo de casa em casa.
"Essa é uma situação muito preocupante, hoje 50% das crianças estão desprotegidas para pólio, por exemplo. Isso é muito grave. A Prefeitura do Rio começa o ano com todas as secretarias em uma grande busca ativa pelas crianças que não se vacinaram. A Prefeitura do Rio tem 286 unidades aptas a vacinar as crianças todos os dias de semana. É muito importante que os pais tenham consciência de que proteger seus filhos, evita disseminar a doença e principalmente protege toda a sociedade.", disse o secretário municipal de Saúde, 💥️Daniel Soranz.
O que você está lendo é [RJ não chegou à meta estipulada pelo Ministério da Saúde para nenhuma das vacinas do calendário infantil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments