Seop e GM divulgam esquema especial para réveillon em Copacabana; barraqueiros fixos poderão trabalhar sem intervalo
Palcos em Copacabana começam a ser montados — Foto: Reprodução/TV Globo
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM) usarão 1.517 agentes em 💥️ações de ordenamento urbano e de 💥️trânsito durante a queima de fogos na virada do ano em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Segundo a Prefeitura do Rio, o efetivo atuará em turnos, a partir das 7h do dia 31 de dezembro até o dia 1º de janeiro.
Do total de agentes, 355 serão empregados exclusivamente no monitoramento e fiscalização do trânsito. Além disso, a Seop autorizou, durante a virada do ano, que todos os ambulantes fixos regulares possam trabalhar ininterruptamente. Os vendedores estarão autorizados a comercializar a partir das 7h do dia 31 e encerrar as vendas às 20h do dia 1° de janeiro.
O esquema contará com apoio de 124 viaturas, entre carros e motos e dez reboques. A Seop montará 95 postos de atuação da Guarda Municipal na orla e vias de acesso do bairro de Copacabana e na Enseada de Botafogo, onde haverá estacionamento para os ônibus.
De acordo com a prefeitura, a Seop vai contar também com oito bases de apoio pelo bairro de Copacabana, sendo uma fixa, e as demais com carros ou motos de apoio, além do patrulhamento ostensivo do Forte de Copacabana até o Leme.
A equipe da secretaria vai💥️ coibir os ambulantes e 💥️carros estacionados de forma irregular, para proporcionar maior fluidez nas ruas e calçadas do bairro, 💥️fiscalizar os ambulantes fixos nas faixas de areia, 💥️remover veículos piratas, realizar o atendimento 💥️às pessoas em situação de rua, além de manter a💥️ ordem e segurança dos passageiros nas viagens de BRT com destino às praias.
"Já começamos as operações preventivas pro réveillon, intensificando as ações de ordenamento em Copacabana para desobstruir o espaço público ocupado indevidamente por comerciantes ambulantes. Estamos atentos também às areias para proibir vendas de garrafas de vidro, desenterrar estruturas que eventualmente as pessoas colocam, que são proibidas. Além disso, a gente faz cumprir a portaria que proíbe estacionamento ao longo da orla de Copacabana e outros locais nesses bairros. A gente reforça a importância de serem cumpridas as orientações do poder público para que todos tenham uma noite de Réveillon tranquila e com segurança,” informou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
2 de 3 Palcos em Copacabana começam a ser montados — Foto: Reprodução/TV GloboPalcos em Copacabana começam a ser montados — Foto: Reprodução/TV Globo
A Seop autorizou, durante a virada do ano, que todos os ambulantes fixos regulares possam trabalhar ininterruptamente. Os vendedores estarão autorizados a comercializar a partir das 7h do dia 31 e encerrar as vendas às 20h do dia 1° de janeiro. O ambulante deve abastecer e/ou repor mercadorias da barraca até às 15h do dia 31 de dezembro. Caso esgote os produtos, só poderão ser repostos a partir das 7h do dia 1° de janeiro.
No dia 30 de dezembro, o horário é o mesmo dos dias úteis, das 7h às 20h, não sendo permitido realizar vendas depois desse horário. A secretaria ressalta que os equipamentos, objetos e mercadorias do comércio ambulante em pontos fixos nas praias do Rio poderão ser mantidos, em caráter excepcional, nos próprios locais autorizados para o exercício da atividade.
Das 20h do dia 30 até 7h do dia 31, o vendedor não poderá efetuar a venda de nenhum produto nesse período para o consumidor, pois estará sujeito a multa. Os ambulantes que descumprirem as normas da prefeitura poderão ter suas mercadorias e equipamentos apreendidos, e até autuados.
Pela primeira vez, o réveillon de Copacabana terá revista da PM com detectores de metal — e qualquer objeto cortante pode ser apreendido, incluindo facas usadas na ceia na areia.
A PM pretende revistar o máximo possível de pessoas nos acessos ao bairro — tanto nas saídas do metrô quanto nas vias exclusivas para pedestres. Em todo o estado, a corporação vai mobilizar 22 mil homens no policiamento reforçado. O efetivo será 23% superior ao empregado na passagem de ano de 2023 para 2022.
3 de 3 Esquema de segurança réveillon de Copacabana — Foto: ReproduçãoEsquema de segurança réveillon de Copacabana — Foto: Reprodução
Em uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (27), o secretário de Estado da PM do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Pires, detalhou as medidas também apresentou 54 viaturas semiblindadas que serão utilizadas no esquema.
“A expectativa é que revistamos o máximo de pessoas, ou todas, mas depende do fluxo, e não queremos criar um tumulto”, disse Pires.
“Somente as forças de segurança podem passar com armas. Mesmo que tenha porte, não pode passar”, destacou.
O que você está lendo é [Seop e GM divulgam esquema especial para réveillon em Copacabana; barraqueiros fixos poderão trabalhar sem intervalo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments