Mulher que deu à luz na calçada tem alta com o bebê no Rio: 'Vitória no último dia do ano'

Andreia e João Gabriel: Ano Novo em casa com a família — Foto: Arquivo pessoal 1 de 4 Andreia e João Gabriel: Ano Novo em casa com a família — Foto: Arquivo pessoal

Andreia e João Gabriel: Ano Novo em casa com a família — Foto: Arquivo pessoal

A dona de casa 💥️Andreia da Silva Santos, de 38 anos, recebeu alta neste sábado (31), no Rio. Ela estava internada no 💥️Hospital Municipal Rocha Faria desde a segunda-feira (26), quando tentou uma internação para dar à luz, foi dispensada depois que uma médica a examinou e disse que ela não estava em trabalho de parto ativo e acabou parindo no calçadão de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

Apesar do parto conturbado, João Gabriel nasceu bem, mas a mãe precisou ficar mais uns dias internada por causa de sua pressão arterial, que estava alta. O problema foi regularizado e a família foi autorizada a deixar a unidade de saúde na manhã deste sábado (31).

Joãoa acordado e recebendo a visita da irmã no hospital — Foto: Arquivo pessoal 2 de 4 Joãoa acordado e recebendo a visita da irmã no hospital — Foto: Arquivo pessoal

Joãoa acordado e recebendo a visita da irmã no hospital — Foto: Arquivo pessoal

Andreia, que tem três filhas, esperava que o caçula fosse virar o xodó das irmãs, mas na chegada à casa da família, em Prados Verdes, em Nova Iguaçu, João Gabriel virou mesmo o dengo da avó. Uma das tias do bebê também esteve na casa da família para receber o novo integrante.

João Gabriel com a avó e com a tia — Foto: Arquivo pessoal 3 de 4 João Gabriel com a avó e com a tia — Foto: Arquivo pessoal

João Gabriel com a avó e com a tia — Foto: Arquivo pessoal

A dona de casa Andreia buscou ajuda no Hospital Rocha Faria, na Zona Oeste do Rio, mas foi dispensada por uma médica que alegou que ela não estava em trabalho de parto ativo.

Ela acabou dando à luz minutos depois, no calçadão de Campo Grande, onde viu o filho bater levemente a cabeça no chão, e teve que esperar, em meio ao calor, a ambulância do Samu para removê-la novamente para o Rocha Faria.

No hospital, ao achar que finalmente seria cuidada, se viu em meio a novo descaso. Andreia conta que foi atendida por enfermeiros, que teriam feito todo o trabalho pós-parto - retirada da placenta, corte do cordão umbilical -, e os mesmos teriam sido repreendidos pela médica que a atendera antes, por eles tê-la internado.

A dona de casa diz que após duas ou três horas saiu da enfermaria e seguiu para um leito, mas que só foi atendida por um médico na manhã da terça-feira (27), depois da troca do plantão.

"Os enfermeiros vinham toda hora, cuidaram de mim, mas obstetra, não. Nenhum", diz.

Andreia em dois momentos: no hospital com João Gabriel, e na rua, no chão, após ter dado à luz — Foto: Arquivo pessoal 4 de 4 Andreia em dois momentos: no hospital com João Gabriel, e na rua, no chão, após ter dado à luz — Foto: Arquivo pessoal

Andreia em dois momentos: no hospital com João Gabriel, e na rua, no chão, após ter dado à luz — Foto: Arquivo pessoal

Questionada sobre esse protocolo empregado no caso, a direção do Rocha Faria informou que Andreia e seu bebê estão recebendo todos os cuidados indicados das equipes médica e de enfermagem.

Disse ainda que, a fim de esclarecer os fatos, a 💥️Secretaria Municipal de Saúde determinou a abertura de uma sindicância para apurar todo o atendimento prestado, e que a chefia da maternidade segue à disposição da paciente e sua família.

O que você está lendo é [Mulher que deu à luz na calçada tem alta com o bebê no Rio: 'Vitória no último dia do ano'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...