Tarcísio de Freitas toma posse como governador de SP neste domingo; saiba como serão cerimônias

Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de SP pelo Republicanos, posa para foto antes de conceder entrevista ao g1 — Foto: Celso Tavares/g1 1 de 2 Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de SP pelo Republicanos, posa para foto antes de conceder entrevista ao g1 — Foto: Celso Tavares/g1

Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de SP pelo Republicanos, posa para foto antes de conceder entrevista ao g1 — Foto: Celso Tavares/g1

Eleito com 13.480.643 votos, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, toma posse neste domingo (1º) como o novo governador do estado de São Paulo, juntamente com seu vice, Felício Ramuth (PSD). Eles assumem o mandato pelos próximos quatro anos após quase três décadas com o PSDB no poder.

Serão duas cerimônias de posse. Na primeira, que acontece na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a partir das 9h, o governador e o vice eleitos serão recebidos pelo presidente do Parlamento paulista, deputado Carlão Pignatari (PSDB). Tarcísio não irá a Brasília acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Está previsto um minuto de silêncio em memória de Pelé. Como parte do rito, o presidente da Alesp entrega ao governador e ao vice eleitos uma réplica do Monumento à Bandeira, do artista plástico Victor Brecheret. Depois, eles serão encaminhados ao Plenário Juscelino Kubitschek, onde tomarão posse, em definitivo, dos cargos, ao prometerem “cumprir e fazer cumprir” as Constituições federal e estadual e seguir as leis.

💥️LEIA TAMBÉM:

Participam da cerimônia os parlamentares da Casa e as autoridades estaduais e municipais, como chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também religiosos e integrantes das Forças Armadas. Ao fim da sessão, Tarcísio fará seu primeiro discurso como governador na tribuna do plenário da Alesp.

Na sequência, Tarcísio e Ramuth seguem para o pátio do estacionamento da Assembleia para passar em revista a tropa da Polícia Militar.

Encerrado o desfile da tropa, os já governador e vice irão para a sede do governo paulista, o Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital.

Aproximadamente 1.500 pessoas foram convidadas para a posse, entre deputados federais e estaduais, secretários de estado, presidentes de empresas, prefeitos e vereadores, que terão de passar por aparelhos de Raio-X e detectores de metais.

Tarcísio, que assumirá o governo com um orçamento de R$ 317 bilhões, será recebido no Bandeirantes por Rodrigo Garcia (PSDB), que entregará o Pavilhão do Governador do Estado ao novo chefe do Executivo paulista.

Às 11h, está programada a cerimônia de posse do secretariado de Tarcísio. Depois que todos assinarem seus termos de posse, o governador fará um discurso, a última parte da cerimônia.

Segundo a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio ainda não definiu se irá morar no local, que é a residência oficial do governador paulista.

Tarcísio foi diplomado pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) em 19 de dezembro, junto com seu vice, 94 deputadas e deputados estaduais, 70 deputadas e deputados federais, o senador e seus dois suplentes. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que a candidata ou o candidato foi efetivamente eleita ou eleito pelo povo e, por isso, está apta ou apto a tomar posse no cargo.

Tarcísio de Freitas nasceu no Rio de Janeiro e tem 47 anos. Em 1996, se formou em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (Aman) e passou a atuar como oficial do Exército. Em 2002, concluiu a graduação em engenharia civil e tornou-se engenheiro do Exército. Deixou a carreira militar em 2008, com a patente de capitão, e entrou para o funcionalismo público federal.

Tarcísio foi diretor-executivo e diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), além de ter atuado como secretário da Coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos, durante os governos de Dilma Rousseff e Michel Temer.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) — Foto: Reprodução/TV Globo 2 de 2 Tarcísio de Freitas (Republicanos) — Foto: Reprodução/TV Globo

Tarcísio de Freitas (Republicanos) — Foto: Reprodução/TV Globo

Em dezembro de 2018, foi nomeado ministro da Infraestrutura pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), onde ficou até este ano. Em março de 2022, se filiou ao Republicanos, partido do Centrão que integra a base do governo do presidente no Congresso.

No primeiro turno, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que recebeu 42,32% dos votos no primeiro turno, e Fernando Haddad (PT), que ficou com 35,70%. No segundo, Tarcísio teve 55,27% dos votos, ou 13.480.643 votos. Haddad, 44,73% (10.909.371 votos). Votos nulos foram 6,8% e brancos, 4%. O índice de abstenção foi de 21%.

O que você está lendo é [Tarcísio de Freitas toma posse como governador de SP neste domingo; saiba como serão cerimônias].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...