Pacheco diz que compromisso do Congresso com a democracia é 'imperturbável' e defende 'pacificação&#
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou neste domingo (1º), durante discurso de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice, Geraldo Alckmin (PSB), que o compromisso do parlamento com a democracia brasileira é "imperturbável" e defendeu que o novo governo atue pela "pacificação" do país.
O presidente do Congresso afirmou que a democracia brasileira foi "testada" nas eleições presidenciais de 2022 e saiu-se "vitoriosa".
As eleições foram marcadas pela forte polarização política representada por Lula e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentou mas não conseguiu a reeleição.
Pacheco defendeu que é momento de deixar o passado para trás e "pacificar" o país.
O presidente do Congresso afirmou que a união entre Lula e Alckmin, antigos adversários políticos, mostra que os interesses do Brasil estão acima de "questões partidárias". De acordo com ele, trata-se de "um sinal de que é preciso unir forças pelo Brasil".
Pacheco afirmou que Lula encontrará "um parlamento progressista e reformista, que defende mulheres, combate o racismo, demonstra preocupação com as causas ambientais".
De acordo com ele, o Congresso está "ávido por ver o Brasil atingir o máximo de seu potencial" e o presidente da República contará com "cooperação" dos parlamentares".
"Da parte do Poder Legislativo, quero assegurar que o espírito dos Deputados, das Deputadas, dos Senadores e das Senadoras, é de cooperação", disse Pacheco lembrando a articulação com o então governo eleito para a aprovação da PEC da Transição, que viabilizou a manutenção do pagamento do Bolsa Família no valor de R$ 600.
"Acreditamos que apenas a soma de esforços é capaz de nos colocar no caminho da justiça social e da igualdade de oportunidades", completou.
1 de 1 O presidente Lula ao lado do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, durante cerimônia de posse. — Foto: ReproduçãoO presidente Lula ao lado do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, durante cerimônia de posse. — Foto: Reprodução
O presidente do Senado ainda lembrou que apesar das necessidades de crescimento e desenvolvimento econômico do país, o novo governo precisa manter uma política de responsabilidade fiscal.
"O novo governo chega com desafios complexos, como unificar um Brasil polarizado, garantir compromissos sociais e governar com responsabilidade fiscal", afirmou Pacheco.
O que você está lendo é [Pacheco diz que compromisso do Congresso com a democracia é 'imperturbável' e defende 'pacificação&#].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments