Marina Silva diz que vai ajudar a destravar acordo comercial entre Mercosul e União Europeia
A nova ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (2) que pretende ajudar a resolver os problemas que estão interferindo na conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
Anunciado em 2023, o acordo comercial ainda não saiu do papel pois não foi referendado por todos os países do bloco europeu.
A demora na ratificação decorre, entre outros pontos, da deterioração do meio ambiente, principalmente da Amazônia, durante o governo Jair Bolsonaro – questão vista com atenção por países europeus.
O tema é tratado como prioridade pelo novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
"Minha tarefa mais importante é ajudar a resolver os problemas que fazem com que a União Europeia tenha não aprovado a finalização do acordo. E eles têm a sensibilidade que não é algo que se resolva da noite para o dia", declarou Marina Silva.
💥️
A negociação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia levou mais de 20 anos para ser concretizada e marcará, se finalizado, o fim do isolamento do Mercosul, avaliaram analistas ouvidos pelo g1. O tratado é o mais ambicioso já feito pelo grupo de países sul-americanos.
Em 2023, o Ministério da Economia avaliou que o acordo para a área de livre comércio entre os países do Mercosul e da União Europeia (UE) representaria um aumento do PIB brasileiro de US$ 87,5 bilhões em 15 anos.
Símbolo internacional na luta pelo meio ambiente, a nova ministra afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva implementará, de fato, as políticas ambientais.
Há expectativa de que a nova ministra do Meio Ambiente integre a comitiva do governo brasileiro que participará do Fórum Econômico Mundial, que é realizado todo ano em Davos, na Suíça.
"As políticas ambientais serão implementadas, e não revogadas como fez Bolsonaro, ou não abandonadas e destruídas como fez o Bolsonaro", afirmou Marina Silva.
O que você está lendo é [Marina Silva diz que vai ajudar a destravar acordo comercial entre Mercosul e União Europeia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments