Márcio Macedo assume Secretaria-Geral da Presidência da República

Marcio Macedo assume Secretaria-Geral da Presidência da República — Foto: Pedro Henrique Gomes/g1 1 de 1 Marcio Macedo assume Secretaria-Geral da Presidência da República — Foto: Pedro Henrique Gomes/g1

Marcio Macedo assume Secretaria-Geral da Presidência da República — Foto: Pedro Henrique Gomes/g1

O deputado federal Márcio Macedo (PT-SE) assumiu nesta segunda-feira (2) o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Durante a cerimônia de transmissão de cargo, Macedo disse que deseja, por meio da Secretaria-Geral, aproximar a população da presidência.

A Secretaria-Geral da Presidência é um órgão que integra a Presidência da República e tem o objetivo de ajudar o presidente na condução estratégica de governo.

Com status de ministério, a pasta funciona no Palácio do Planalto, onde também estão abrigados a Casa Civil, a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), além dos gabinetes do presidente e do vice-presidente da República.

No novo desenho ministerial do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , a Secretaria-Geral da Presidência da República ficou responsável por:

Márcio Macedo nasceu no município de Esplanada, na Bahia.

Ingressou na Universidade Federal de Sergipe em 1989, onde concluiu sua graduação em Ciências Biológicas e, depois, o mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Filiado ao PT, ocupou o cargo de presidente dos diretórios municipal de Aracaju e estadual de Sergipe do partido.

Entre 2007 e 2010, foi secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe na gestão do então governador Marcelo Déda.

Em 2015, ocupou o cargo de tesoureiro do PT, permanecendo na função até 2023. Atualmente, é um dos vice-presidentes nacionais do Partido dos Trabalhadores.

Foi ainda secretário municipal de Participação popular de Aracaju e superintendente do Ibama em Sergipe.

Márcio lançou sua candidatura a deputado federal em 2010, sendo eleito nas eleições daquele ano com 58.782 votos.

Durante o mandato, na legislatura de 2011 a 2014, chegou a ser vice-líder do PT, além de ter presidido a Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso.

Em 2018, terminou as eleições com uma suplência para o cargo de deputado federal. Em abril de 2022, tomou posse na Câmara dos Deputados.

Na campanha de 2022, foi tesoureiro da chapa de Luiz Inácio Lula da Silva.

O que você está lendo é [Márcio Macedo assume Secretaria-Geral da Presidência da República].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...