Mauro Vieira assume o cargo de ministro e defende 'reinserir o Brasil no mundo'

O embaixador Mauro Vieira participou nesta segunda-feira (2) da cerimônia de transmissão de cargo e assumiu o comando do Itamaraty. Em discurso, ele defendeu "reinserir o Brasil no mundo".

Para o ministro, o país esteve distante da comunidade internacional nos últimos anos, em razão de uma "visão ideológica limitante" do governo anterior.

"Estivemos alijados do cenário internacional nos últimos anos por força de uma visão ideológica limitante. Com bom senso e muito trabalho e dedicação, reconquistaremos nosso lugar", afirmou.

"A principal tarefa da política externa diante desse quadro será de fato reinserir o Brasil em sua região e no mundo, como corresponde aos nossos valores e interesses. Isso vai requerer uso intenso de nossas capacidades diplomáticas e forte retomada da diplomacia presidencial", completou o ministro.

O Itamaraty ou Ministério das Relações Exteriores (MRE) é o órgão que assessora o presidente da república no que diz respeito a política externa brasileira.

A pasta também é responsável por estabelecer diálogos diplomáticos com outras nações e organismos internacionais.

Mauro Vieira, 71 anos, é bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Diplomata de carreira do Itamaraty, se formou no Instituto Rio Branco, em 1974. Vieira comandou o Itamaraty durante o segundo governo de Dilma Rousseff (PT), entre 2015 e 2016.

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o chanceler chefiou a embaixada do Brasil na Croácia.

Mauro Vieira, também foi embaixador do Brasil na Argentina entre 2004 e 2010, considerado um importante posto diplomático.

Foi embaixador nos Estados Unidos de 2010 a 2015; e representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) entre 2016 e 2023.

Entre 1982 e 1985 serviu na Missão do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi). Ele também trabalhou na embaixada do Brasil na Cidade do México, de 1990 a 1992 e na embaixada do Brasil em Paris, entre 1995 e 1999.

O que você está lendo é [Mauro Vieira assume o cargo de ministro e defende 'reinserir o Brasil no mundo'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...