Leny Andrade comemora 80 anos com single em que canta Tom Jobim e Dolores Duran

♪ Na missa de sétimo dia de Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994), rezada em Nova York (EUA) em dezembro de 1994, Leny Andrade cantou 💥.

Lançada em 1957, a música composta por Tom Jobim e letrada por Dolores Duran (1930 – 1959) sempre fez parte dos repertórios dos shows da cantora carioca. Mas Leny Andrade nunca a registrara em disco. Até 26 de agosto de 2022, dia em que a artista foi ao estúdio La Maison, na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ), e gravou 💥 com o toque do piano de Gilson Peranzzetta, arranjador da faixa.

A ideia inicial – tida anos atrás – era que Leny gravasse um terceiro álbum com Peranzzetta, com quem a cantora já fizera os discos 💥 (1988) e 💥 (2018). Só que a pandemia e sobretudo as condições de saúde de Leny impediram que o plano do álbum fosse concretizado.

Ainda assim, a performance de Leny no estúdio La Maison foi boa o suficiente para que a produtora Eliana Peranzzetta viabilizasse a edição do single inédito 💥💥para celebrar os 80 anos que Leny Andrade festejará em 26 de janeiro.

Capa do single 'Por causa de você', de Leny Andrade e Gilson Peranzzetta — Foto: Marcelo Castello Branco 2 de 2 Capa do single 'Por causa de você', de Leny Andrade e Gilson Peranzzetta — Foto: Marcelo Castello Branco

Capa do single 'Por causa de você', de Leny Andrade e Gilson Peranzzetta — Foto: Marcelo Castello Branco

Mixado por Didier Fernan e masterizado por Carlos Mills, o single 💥 chega ao mundo digital no dia seguinte do aniversário da artista, 27 de janeiro, em edição da Mills Records.

Trata-se de gravação importante do ponto vista musical e documental por ser, possivelmente, a última feita pela cantora em trajetória fonográfica iniciada em 1958 e impulsionada a partir de 1961, ano da edição do primeiro álbum de Leny, 💥.

Mesmo que tenha perdido o domínio vocal esbanjado em tempos idos, por conta da fragilidade da saúde, Leny Andrade mostra na gravação de 💥 uma inteligência e sensibilidade artísticas que ecoam a grande cantora aplaudida no Brasil e no mundo desde o fim dos anos 1950. Cantora sagaz que foi além da bossa, do samba e do jazz.

O canto de Leny Andrade atravessa o tempo, extravasa rótulos e reverbera no 80º aniversário da artista.

O que você está lendo é [Leny Andrade comemora 80 anos com single em que canta Tom Jobim e Dolores Duran].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...