Aposentado, de 71 anos, cria livraria gratuita numa praça em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio

Em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, um aposentado de 71 anos resolveu criar uma livraria improvisada e gratuita numa praça. A ideia se tornou um sucesso, a vizinhança abraçou e o projeto tem crescido cada vez mais.

Geovanna Ester, de 10 anos, adora ler sentada no banco da praça. E pega os livros numa tenda improvisada na própria praça.

"Eu gosto de ler alguns livros dali que são muito bons. Tem umas estórias lindas, muito boas", disse a menina.

O projeto Livro na Praça, que fica numa praça da Avenida Aldo Botelho, em Campo Grande, foi ideia de José Carlos Barbosa, que há 40 anos vive no bairro.

"Aqui só havia lixo e eu já tinha essa vontade de fazer esse projeto. Comecei a tirar o lixo daqui e a Comlurb foi levando lixo até limpar o lugar", contou José Carlos, que tinha poucos livros, mas muita vontade de compartilhar conhecimentos.

No começo, quem passava pela praça, estranhava. Mas não demorou muito para que as doações de livros começassem a chegar aos montes. Com a ajuda dos vizinhos, José Carlos conseguiu construir uma tenda. E o lugar virou ponto de encontro dos moradores com a leitura. E todos os dias chegam mais livros para a biblioteca improvisada.

"É muito importante para todos. A comunidade aproveitas, as crianças também. Os pais contribuem. É fantástico", disse a dona de casa Babi Ferraz.

Quem pode, como a professora e voluntária Vera Lúcia, também ajudar a organizar o espaço.

"Quando posso, ajudo a colocar os livros em ordem. Vem muita gente aqui, muita criança. Eles vêm procurar bastante livros de estorinhas", contou a professora.

José Carlos diz que recebe doações de livros de todos os tipos.

"Tinha um livro de advocacia aqui, que uma moradora disse que custava quase R$ 1 mil. E aí perguntou por quanto eu venderia o livro. Eu disse: eu recebi de graça e dou de graça para a senhora também. Aí, ela falou, mas isso é o seu trabalho. E eu disse: meu trabalho eu já tenho, sou aposentado. Fico feliz porque estou ajudando alguém na educação, na cultura. Sinto só orgulho do projeto", disse José Carlos.

A empresária Ana Costa diz que incentiva o projeto e divulga a livraria de José Carlos.

"Digo para todo mundo que temos o Livro na Praça, para que as pessoas venham ler. Eu me sento ali com minha netinha e fico contando estorinhas para ela. Ela ama", contou Ana.

Na família de José Carlos, o gosto pela leitura passa de geração para geração, como conta a mulher dele, Ana Marinha, que sempre pega livros para ler para os 11 netos. A filha, Aline Prado, diz que ele também influenciou os cinco filhos com a leitura.

"O amor pela leitura chegou aos netos e agora também está chegando aos bisnetos. Todo mundo ama leitura", disse Aline.

Agora, José Carlos, a família e os vizinhos compartilham um outro sonho.

"Meu sonho era fazer um negócio melhor, com mais espaço, com um confortozinho qualquer. Tem esse barracão da prefeitura, que está fechado, na praça. Se pudessem arrumar ali, ia ser bom", disse José Carlos a respeito de um quiosque, que está fechado.

A filha Aline espera que o espaço cresça e a ideia da livraria gratuita chegue a outros bairros.

A Subprefeitura da Zona Oeste disse que acionou a Fundação Parques e Jardins e vai fazer o projeto para um novo espaço para a biblioteca na praça. Disse também que a Secretaria de Cultura vai ajudar José Carlos com apoio metodológico, mais livros, formação e programações artísticas.

O que você está lendo é [Aposentado, de 71 anos, cria livraria gratuita numa praça em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...