Candidatos da lista tríplice do MP aguardam escolha de Castro para definir procurador-geral de Justiça

A lista tríplice para a indicação ao cargo de procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro está na mesa do governador Cláudio Castro desde segunda-feira (2).

Fontes do RJ2 afirmam que promotores, procuradores de Justiça do estado e até ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal têm intercedido em favor de dois nomes, os dois primeiros colocados na eleição para a formação da lista, 💥️Leila Costa e 💥️Luciano Mattos – o atual procurador-geral.

💥️A votação:

Lista tríplice do MP teve Leila Costa (à esquerda), Luciano Mattos e Somaine Cerruti como mais votados, nesta ordem — Foto: Divulgação e g1 1 de 3 Lista tríplice do MP teve Leila Costa (à esquerda), Luciano Mattos e Somaine Cerruti como mais votados, nesta ordem — Foto: Divulgação e g1

Lista tríplice do MP teve Leila Costa (à esquerda), Luciano Mattos e Somaine Cerruti como mais votados, nesta ordem — Foto: Divulgação e g1

A lei permite que o governador escolha entre os três nomes e não há obrigação de nomear o candidato que recebeu mais votos.

Quando o resultado foi anunciado, Somaine Cerruti afirmou que apoiaria a nomeação de Leila Costa.

Durante a campanha, o procurador-geral de Justiça divulgou uma carta em que disse: "Registro, desde já, o meu compromisso de apoio à nomeação do candidato mais votado pela classe, posicionamento defendido em toda a minha carreira".

No dia seguinte à eleição, Luciano Mattos divulgou uma segunda carta aos membros do MP e declarou: "Quero ratificar, de forma expressa, o compromisso que assumi durante a campanha, no sentido do meu integral apoio à escolha, pelo governador, da candidata mais votada".

Luciano Mattos, atual procurador-geral do estado do RJ — Foto: Divulgação/MPRJ 2 de 3 Luciano Mattos, atual procurador-geral do estado do RJ — Foto: Divulgação/MPRJ

Luciano Mattos, atual procurador-geral do estado do RJ — Foto: Divulgação/MPRJ

Agora, no entanto, assessores do PGJ dizem que o apoio à candidata mais votada não significa, necessariamente, que Luciano Mattos recusaria a recondução ao cargo.

Fontes no governo contam que Cláudio Castro vai anunciar sua decisão antes do prazo, que termina no 💥️dia 16, e que Castro não havia decidido, até esta quinta, se vai nomear a primeira colocada da lista.

À TV Globo, Castro disse que decidirá "dentro do prazo".

A Amperj, associação do Ministério Público, divulgou nota nesta quinta-feira afirmando que defende a nomeação do mais votado na lista tríplice. A associação declarou ainda que, como em outras ocasiões no passado, enviou ofício ao governador pleiteando a medida.

O RJ2 pediu entrevistas aos três candidatos. Só a procuradora Leila Costa aceitou gravar.

Ela se diz confiante, pelo apoio que tem recebido de colegas de MP: “Estou na expectativa e recebendo muitas mensagens de incentivo da classe. Gostaria de deixar registrado que tenho uma proposta importante para a nossa instituição, para o MP, e para a sociedade, a destinatária final de nossas ações. Também queria deixar registrada a importância de se manter uma relação de cordialidade entre todos os poderes”, disse.

Somaine Cerruti foi a terceira mais votada — Foto: Matheus Rodrigues/G1 3 de 3 Somaine Cerruti foi a terceira mais votada — Foto: Matheus Rodrigues/G1

Somaine Cerruti foi a terceira mais votada — Foto: Matheus Rodrigues/G1

O que você está lendo é [Candidatos da lista tríplice do MP aguardam escolha de Castro para definir procurador-geral de Justiça].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...