Ministra da Cultura convoca Iphan e especialistas para discutir como restaurar patrimônio danificado por terroristas

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, convocou para esta segunda-feira (9) uma reunião com técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), especialistas e restauradores para discutir como recuperar o patrimônio público danificado por terroristas durante os atos de vandalismo em Brasília.

Vândalos bolsonaristas radicais invadiram neste domingo (8) o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) e destruíram tudo o que viram pela frente, danificando obras de arte, móveis e equipamentos.

"Convoquei para a tarde de hoje (9) uma reunião com Maurício Goulart e demais técnicos do Iphan e já contamos também com a colaboração de um grupo de especialistas e restauradores de arte de todo o país", afirmou em nota a ministra.

💥️VEJA TAMBÉM:

Os terroristas se dirigiram pela Esplanada dos Ministérios escoltados por policiais militares e invadiram, então, o Congresso, o Planalto e o STF.

Diante das cenas de vandalismo nos três prédios, o presidente Lula decretou intervenção federal na segurança pública de Brasília.

"O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão a prédios públicos", afirmou Lula ao ler o decreto.

Além disso, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

O ministro disse que os atos terroristas do domingo só podem ter tido a anuência do governo do DF, uma vez que os preparativos para a arruaça eram conhecidos.

“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira", escreveu Moraes na decisão.

Leia a íntegra da nota divulgada pela ministra da Cultura:

Ouça o episódio do podcast 💥️O Assunto sobre "Golpismo bolsonarista toma Planalto, Congresso e STF"

O que você está lendo é [Ministra da Cultura convoca Iphan e especialistas para discutir como restaurar patrimônio danificado por terroristas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...