Acampamentos golpistas começam a ser desmobilizados no país
Os acampamentos golpistas que estavam em atividade desde novembro começaram a ser desmontados nesta segunda-feira (9). Concentrações de bolsonaristas extremistas já foram desmobilizadas em pelo menos seis estados e no Distrito Federal.
💥️Compartilhe no WhatsApp 💥️Compartilhe no Telegram
A ordem para a desmobilização foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadirem e depredarem o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, sedes dos Três Poderes.
No texto, Moraes ordena a "prisão em flagrante de seus participantes pela prática de crimes" e afirma que as operações deverão ser realizadas pelas polícias militares, "com apoio da Força Nacional e Polícia Federal se necessário".
Veja situação pelo país até as 22h desta segunda (9):
1 de 16 Homens da PM e da Força Nacional começaram a desmontar acampamento golpista no Acre — Foto: Rede Amazônica Acre
Homens da PM e da Força Nacional começaram a desmontar acampamento golpista no Acre — Foto: Rede Amazônica Acre
O acampamento golpista montado em frente ao Comando de Fronteira Acre, o 4° Batalhão de Infantaria de Selva (4º Bis), em Rio Branco, foi desmontado por equipes da Polícia Militar e pelas Forças Armadas na tarde desta segunda-feira (9). Um grupo de nove pessoas foi levado para a Delegacia da Polícia Federal da capital acreana após o comandante da operação, tenente-coronel Kleison Albuquerque, dar voz de prisão aos bolsonaristas.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), determinou que a Polícia Militar desmobilizasse o acampamento na Avenida Fernandes Lima. Antes da ação policial, os manifestantes começaram a desmontar o acampamento em Maceió.
O grupo estava no local há cerca de dois meses, e a estrutura deles contava com banheiro químico e um espaço para armazenamento de água e alimentos.
A desocupação do canteiro começou por volta das 10h30 e durou pouco menos de 2h. Foram retirados do local tendas, barracas, alimentos, cadeiras e outros pertences. O material foi colocado do outro lado da via, em uma calçada.
2 de 16 Antes e depois da ocupação de bolsonaristas no canteiro da Fernandes Lima, em Maceió — Foto: Ana Clara Pontes/g1Antes e depois da ocupação de bolsonaristas no canteiro da Fernandes Lima, em Maceió — Foto: Ana Clara Pontes/g1
O acampamento bolsonarista montado em frente ao Comando Militar da Amazônia, em Manaus, começou a ser desmobilizado por policiais militares no fim da manhã desta segunda-feira. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Carlos Alberto Mansur, a ação ocorreu de forma pacífica.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) desmontou acampamentos bolsonaristas antidemocráticos no final da manhã desta segunda-feira (9), nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Alagoinhas.
3 de 16 Acampamento bolsonarista é desmontado em Salvador — Foto: Alberto Maraux/SSP-BAAcampamento bolsonarista é desmontado em Salvador — Foto: Alberto Maraux/SSP-BA
4 de 16 Equipes da prefeitura de Fortaleza fazem a limpeza do local onde estava instalado o acampamento bolsonarista — Foto: Divulgação
Equipes da prefeitura de Fortaleza fazem a limpeza do local onde estava instalado o acampamento bolsonarista — Foto: Divulgação
Golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro desmontaram o acampamento na Praça Pedro II, no Centro de Fortaleza, no início da tarde desta segunda, após pedido da 10ª Região Militar em cumprimento à decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Na manhã desta segunda-feira, pelo menos 1.200 pessoas foram detidas após as forças de segurança desmontarem um acampamento bolsonarista em frente ao quartel-general do Exército. Mais de 40 ônibus foram necessários para transportar os golpistas até a Superintendência da Polícia Federal em Brasília.
5 de 16 Polícia acompanha enquanto bolsonaristas deixam o acampamento golpista diante do QG do Exército em Brasília — Foto: Gustavo Moreno/APPolícia acompanha enquanto bolsonaristas deixam o acampamento golpista diante do QG do Exército em Brasília — Foto: Gustavo Moreno/AP
O acampamento de golpistas bolsonaristas que ocupavam a frente do 38º Batalhão de Infantaria do Exército em 💥️Vila Velha, na Grande Vitória, foi desmontado na tarde desta segunda-feira. Na última terça-feira (4) alguns bolsonaristas deixaram o local e a prefeitura chegou a começar a fazer a limpeza e contabilizar os estragos, mas um pequeno grupo ainda permanecia no espaço.
Durante o desmonte do acampamento, dois homens, um de 48 e outro de 52 anos, foram presos em flagrante e levados para a sede da Polícia Federal no estado. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, as prisões aconteceram porque os dois homens questionaram a ação da polícia, que estava atuando junto à prefeitura de Vila Velha na limpeza da área desocupada.
6 de 16 Desocupação em frente ao 38° Batalhão do Exército, em Vila Velha, no ES — Foto: Carlos Alberto Silva/A GazetaDesocupação em frente ao 38° Batalhão do Exército, em Vila Velha, no ES — Foto: Carlos Alberto Silva/A Gazeta
O acampamento bolsonarista que estava montado em frente ao quartel do Exército em💥️ Goiânia foi desmobilizado nesta segunda-feira (9). Imagens mostram militares carregando grades de madeira e colhões que ficavam sobre as tendas. Segundo apurado pela reportagem, o acampamento que fica em frente à Base Aérea do Exército em 💥️Anápolis também está sendo desmobilizado após a determinação do Supremo Tribunal federal (STF).
7 de 16 Acampamento bolsonarista é desmobilizado em frente ao quartel do Exército em Goiânia — Foto: Fábio Lima/O PopularAcampamento bolsonarista é desmobilizado em frente ao quartel do Exército em Goiânia — Foto: Fábio Lima/O Popular
O acampamento bolsonarista na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá, permanecia em atividade nesta segunda-feira (9), mas com poucos apoiadores do ex-presidente no local e parte da estrutura desmontada, como a cozinha e a tenda da oração, presentes desde novembro do ano passado.
Bolsonaristas abandonaram o acampamento em frente ao Comando Militar do Oeste (CMO), em 💥️Campo Grande.
Os golpistas deixaram lixo para trás, como faixas, bandeiras e estruturas de barracas. A limpeza deverá ser feita pela Polícia Militar.
Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que a decisão judicial do ministro Alexandre de Moraes será cumprida no prazo estabelecido.
8 de 16 Acampamento em frente ao CMO, em Campo Grande — Foto: Cristiano ArrudaAcampamento em frente ao CMO, em Campo Grande — Foto: Cristiano Arruda
O acampamento de bolsonaristas em frente ao 2º Batalhão de Infantaria e Selva, em Belém, foi desmobilizado nesta segunda. Cinco pessoas foram presas em flagrante e levadas para a sede da Polícia Federal por resistirem ao desmonte do acampamento.
O acampamento tomava a calçada em frente ao quartel do Exército por mais de 60 dias. Eventualmente, o grupo ocupava uma das faixas da Avenida Almirante Barroso, principal via de entrada da capital.
💥️LEIA TAMBÉM
Na Paraíba, os golpistas abandonaram o acampamento que mantinham há cerca de 60 dias em frente ao 1º Grupamento de Engenharia, sede do Exército em 💥️João Pessoa.
As viaturas da Polícia Militar chegaram ao local por volta das 10h30, quando alguns responsáveis pelo material retiravam tendas e as colocavam em um caminhão. Segundo a Polícia Militar, a empresa responsável pelo banheiro químico instalado no local foi contatada, e a remoção da estrutura foi determinada.
9 de 16 Acampamento em frente ao 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa — Foto: Karine Andrade/TV Cabo BrancoAcampamento em frente ao 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa — Foto: Karine Andrade/TV Cabo Branco
Os acampamentos golpistas em Curitiba começaram a ser desocupados na tarde desta segunda-feira (9). Em nota, o Governo do Paraná disse que até as 18h desta segunda, dos 13 pontos de manifestação no estado, 10 foram desocupados e três estão em processo de desmontagem das estruturas. Acampamentos em 💥️Maringá e 💥️Londrina também começaram a ser desmontados.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), todos os manifestantes aceitaram sair da frente dos quartéis, entretanto, em alguns pontos, será necessário mais tempo para a remoção de barracas e outros itens.
10 de 16 Acampamentos golpistas no quartel do Pinheirinho, em Curitiba, começam a ser desmontados — Foto: Giuliano Gomes/PR PressAcampamentos golpistas no quartel do Pinheirinho, em Curitiba, começam a ser desmontados — Foto: Giuliano Gomes/PR Press
Forças policiais começaram a desmontar nesta segunda o acampamento de bolsonaristas no Recife. Até as 20h, "grandes estruturas" tinham sido removidas, segundo Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os golpistas se concentravam, desde o início de novembro de 2022, na frente do Comando Militar do Nordeste (CMNE), na Zona Oeste da capital pernambucana.
11 de 16 No início da noite desta segunda, PRF informou que manifestantes estavam deixando acampamento de bolsonaristas golpistas no Recife — Foto: PRF/DivulgaçãoNo início da noite desta segunda, PRF informou que manifestantes estavam deixando acampamento de bolsonaristas golpistas no Recife — Foto: PRF/Divulgação
O acampamento bolsonarista montado em frente ao 25º Batalhão de Caçadores, em 💥️Teresina, começou a ser desmobilizado por policiais militares no início da tarde desta segunda-feira.
No 💥️Rio de Janeiro, o acampamento golpista em funcionamento desde novembro de 2022 começou a ser desmontado na manhã desta segunda.
Por volta das 10h, faixas com dizeres antidemocráticos foram recolhidas das grades que cercavam barracas e tendas na Praça Duque de Caxias, em frente ao Comando Militar do Leste (CML), na Avenida Presidente Vargas.
A remoção não foi pacífica. Golpistas agrediram e ameaçaram jornalistas. Um fotógrafo recebeu tapas enquanto registrava a movimentação.
Nesta segunda-feira (9), bolsonaristas desmontaram o acampamento em frente à 17ª Brigada de Infantaria de Selva, na área central de Porto Velho, onde estavam desde novembro de 2022. A Polícia Militar chegou no local durante a tarde e acompanhou a desmobilização.
Manifestantes bolsonaristas que ocupavam a frente do 7º Batalhão de Infantaria de Selva, em 💥️Boa Vista, deixaram o acampamento golpista nesta segunda-feira (9). Por volta de 13h (horário local) não havia mais ninguém em frente ao quartel.
12 de 16 Militar do Exército em Boa Vista após manifestantes deixarem acampamento em frente a quartel — Foto: Caíque Rodrigues/g1Militar do Exército em Boa Vista após manifestantes deixarem acampamento em frente a quartel — Foto: Caíque Rodrigues/g1
A Polícia Militar de Santa Catarina informou nesta segunda que "irá agir de acordo com determinações legais" para desmobilização dos acampamentos bolsonaristas no estado.
Em Santa Catarina, os acampamentos mais expressivos estavam localizados em 💥️Florianópolis, 💥️Blumenau, no Vale do Itajaí, e 💥️Joinville, no Norte catarinense. Aquele que fica em Joinville começou a ser desmobilizado no fim da manhã desta segunda-feira, enquanto o acampamento bolsonarista em frente ao prédio do 63º Batalhão de Infantaria, em Florianópolis, começou a ser retirado nesta tarde, mais de dois meses após ser mobilizado.
13 de 16 Desmobilização de acampamento bolsonarista em Joinville — Foto: PM/ DivulgaçãoDesmobilização de acampamento bolsonarista em Joinville — Foto: PM/ Divulgação
O acampamento de bolsonaristas instalado em frente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e ao Círculo Militar, na Zona Sul da capital paulista, começou a ser desmontado no início da tarde desta segunda.
Em entrevista coletiva nesta segunda, o secretário da Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite, minimizou o impacto dos protestos no estado e disse que a orientação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é para que os manifestantes sejam retirados "de forma pacífica".
Por volta de 19h30 desta segunda-feira, o governo estadual informou que não havia mais acampamentos ativos na capital paulista.
14 de 16 Bolsonaristas desmontando o acampamento na Zona Sul de SP nesta segunda-feira, 9 de janeiro — Foto: Arquivo PessoalBolsonaristas desmontando o acampamento na Zona Sul de SP nesta segunda-feira, 9 de janeiro — Foto: Arquivo Pessoal
Faixas e um toldo foram retirados, na tarde desta segunda-feira (9), da praça localizada na porta do 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju, sede do Exército em Sergipe. A maior parte da estrutura, que era composta por barracas e banheiros químicos, foi desmontada após a posse do Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 2 de janeiro, mas até a última semana havia uma barraca e alguns materiais na praça.
15 de 16 Policias Militares acompanharam desmontagem de estrutura de acampamento em Aracaju — Foto: PM/SEPolicias Militares acompanharam desmontagem de estrutura de acampamento em Aracaju — Foto: PM/SE
A Polícia Militar desmobilizou nesta segunda-feira (9) o acampamento bolsonarista que estava montado na frente do quartel do 22º Batalhão de Infantaria, em 💥️Palmas. A operação teve participação da Polícia Federal e do próprio Exército. O acampamento contava com estrutura de tendas, mesas, banheiro químico e até gerador de energia.
16 de 16 Militares retiraram manifestantes de acampamento em Palmas — Foto: Divulgação/Polícia MilitarMilitares retiraram manifestantes de acampamento em Palmas — Foto: Divulgação/Polícia Militar
O que você está lendo é [Acampamentos golpistas começam a ser desmobilizados no país].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments