Paciente espera por cirurgia ortopédica há quatro anos no Into

As filas no Sistemas de Regulação para fazer uma cirurgia ortopédica resultam na espera de Letícia Ferreira, estudante, há quatro anos. Com quadro anemia falciforme, ela espera desde 2023 por uma cirurgia no Instituto de Traumatologia e Ortopedia, na Avenida Brasil.

A estudante diz que não pode praticar esportes e deixa de fazer outras coisas por causa da doença:

“Tem sido muito difícil para mim. Não posso ir à praia, não posso fazer as coisas normais de uma jovem comum”, disse ela.

Segundo a mãe, a agente comunitária Jennifer Ferreira, uma cirurgia no fêmur poderia dar mais qualidade de vida à filha, que sofre com muitas dores devido a uma necrose:

“A doença falciforme eu sei que não tem cura. Mas essa necrose é fácil de resolver, e ela teria uma melhor qualidade de vida", argumenta

Porém, ela ainda espera por uma data para cirurgia da filha.

"Eles só dizem que é para aguardar. Mas os exames eles vencem, você faz um pré-operatório e você tem um prazo para você operar. E aí esse prazo já passou e eles até agora não ligaram, não falam nada", relatou.

Roberto Ferreira Lucas, de 46 anos, foi atropelado no final de janeiro e espera há duas semanas por uma cirurgia. Ele está internado no hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte do Rio.

“Conversei com a equipe médica para saber por qual a cirurgia dele está demorando. Fui informado que estamos dependendo do Sistema de Regulação de Vagas", contou André Luiz, sobrinho do paciente.

"Eles estão fazendo a parte deles, mas ainda está sem definição para saber quando ele vai ser transferido para poder ser operado”, lamentou.

O Into disse que a paciente Letícia foi avisada que a cirurgia está prevista para ocorrer na primeira quinzena de fevereiro, e que a próxima consulta será no dia 18.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que Roberto está inserido no sistema estadual de regulação referenciado para o Into, e o instituto disse que esse ano ofertou vinte e seis vagas para regulação na unidade, que tem a responsabilidade de fazer cirurgias de alta e média complexidade, e mesmo assim recebe pacientes menos graves encaminhados de outras unidades.

O que você está lendo é [Paciente espera por cirurgia ortopédica há quatro anos no Into].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...