Grande Rio, campeã do carnaval 2022, doa fantasias para o Museu Nacional
Grande Rio doa fantasias para acervo do Museu Nacional — Foto: Divulgação/Grande Rio
A Acadêmicos do Grande Rio doou parte das fantasias do desfile de 2022 para o acervo do Museu Nacional, no Rio. Foram doadas sete fantasias e um adereço de mão — a maior parte das peças pertencia ao quinto setor do desfile "Festas, folias, carnavais" sobre festas populares, celebrações de rua e os carnavais de diferentes regiões do país.
A escola de Duque de Caxias foi campeã do carnaval carioca pela primeira vez em 2022 com o enredo "Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu". O acervo foi concedido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, responsáveis pelo desfile do ano passado.
As fantasias remetem aos maracatus, frevos, afoxés, grupos de bate bolas e escolas de samba. É uma releitura das festas através do carnaval.
As peças doadas vão para o Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado do Museu Nacional, que está em fase de reconstrução, e farão parte das futuras exposições do Museu.
O custo de cada fantasia é estimado em torno de R$ 800 a R$ 1.000. Mas, elas não são vendidas a qualquer pessoa: são fantasias de alas da comunidade, ou seja, de pessoas vinculadas à escola de samba que desfilam.
2 de 4 Grande Rio doa fantasias usadas no desfile que tornou a escola campeã pela primeira vez — Foto: Divulgação/Grande RioGrande Rio doa fantasias usadas no desfile que tornou a escola campeã pela primeira vez — Foto: Divulgação/Grande Rio
Para Renata de Castro Menezes, coordenadora do Ludens, as fantasias são importantes para o acervo da instituição pelas dimensões narrativas e técnicas.
“Essas fantasias materializam expressões da cultura brasileira, plural e complexa, e expô-las é colocar essa cultura em evidência, em circulação. Por outro lado, é uma forma de pessoas ligadas ao carnaval se identificarem com o acervo do Museu Nacional. E são manifestações culturais originais do Brasil, por isso faz sentido estarem em um museu da nação”, explica.
Cada fantasia tem um significado dentro do enredo proposto pela escola. Entenda:
A fantasia 💥️“Alma das ruas, noites da Lapa” representa os jogos de sedução, os jogos de azar e as noites da Lapa. A fantasia expressa como a devoção a Exu está presente naqueles que frequentam as noites cariocas e como a ambiguidade pode gerar mudanças na sorte.
Já a fantasia 💥️“Festas, folias, carnavais” tem como pano de fundo a energia brincante de Exu, ao levar para o desfile uma cabeça em referência a Exu Mirim, entidade infantil que se manifesta na linha do “povo de rua”.
3 de 4 Fantasia 'Festas, folias e carnavais' da Grande Rio — Foto: Divulgação/Grande RioFantasia 'Festas, folias e carnavais' da Grande Rio — Foto: Divulgação/Grande Rio
A fantasia da ala 17 traz uma junção entre os palhaços das 💥️Folias de Reis, presentes em diferentes locais do Brasil, e outras manifestações populares como a La Ursa, a Cavalhada e a Zambiapunga.
Outra referência aos festejos populares estão presentes na ala 18 com uma homenagem às turmas de bate-bolas — grupos que saem nas ruas do subúrbio do Rio e da Baixada Fluminense com fantasias bufantes e máscaras de palhaços. Eles levam acessórios como bolas, bandeiras, leques e guarda-chuvas.
A fantasia 💥️“Sete da Lira” homenageia o bloco de Seu Sete da Lira, Exu que baixava na mãe de santo Cacilda de Assis na Zona Norte do Rio, e ganhou expressiva notoriedade nos anos de 1970. O terreiro de Cacilda, no bairro de Santíssimo, recebia milhares de fiéis para se consultar com Seu Sete da Lira.
4 de 4 Fantasia "Sete da Lira" — Foto: Divulgação/Grande RioFantasia "Sete da Lira" — Foto: Divulgação/Grande Rio
💥️“Na Folia Eu Sou Rei!” encerra o setor 5 e traz uma homenagem às escolas de samba. A fantasia da Grande Rio remete à pompa das fantasias utilizadas em outros carnavais, além de destacar o surdo de terceira. O instrumento, utilizado nas baterias das escolas de samba, possui um som mais agudo que os outros dois surdos e preenche o vazio entre o toque destes.
A fantasia da última ala do desfile, pertencente ao Setor 7, 💥️“Recriação e vozes do lixo”, representa os catadores de lixos em uma referência a Estamira Gomes de Sousa, catadora de lixo que vivia no aterro sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
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