Na Suiça, Tarcísio diz que planeja privatizar Sabesp até o fim de 2024

O governador de SP, Tarcísio de Freitas, em Davos, na Suíça — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 1 O governador de SP, Tarcísio de Freitas, em Davos, na Suíça — Foto: Reprodução/TV Globo

O governador de SP, Tarcísio de Freitas, em Davos, na Suíça — Foto: Reprodução/TV Globo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve concluir até o fim de 2024 a privatização da Sabesp, segundo um pronunciamento nesta terça-feira (17), no segundo dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

“Quero chegar no fim do ano que vem com intenção de fazer uma operação de capitalização. Vamos ver se essa intenção vai se confirmar. A gente entende a complexidade, a sensibilidade do tema, mas estamos ao mesmo tempo otimistas que a gente vai conseguir desenvolver os estudos, os modelos, eu acho que tem muito interesse, vai ter muita cooperação nessa caminhada”, disse.

Segundo o governador, isso será feito quando chegarem à conclusão de que "vamos conseguir fazer o investimento, cumprir o prazo de universalização do serviço, fazer mais ligações, fazer mais estações de tratamento, investir no reuso de água, na diminuição das perdas e ao mesmo tempo reduzir as tarifas”.

Tarcísio anunciou também que o estado vai criar um "Selo Verde". A ideia é que as empresas paguem por esse título com as contrapartidas de cumprir com o desenvolvimento sustentável e neutralizar emissões de carbono. Com esses recursos, o governo do estado pretende investir na preservação de mananciais e de florestas.

Um decreto publicado em São Paulo define como vai funcionar o programa de parcerias de investimentos do governador nos estudos para privatizações de empresas do estado, como a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e a Sabesp.

As análises deverão ser feitas por empresas que serão contratadas e submetidas a um conselho, presidido pelo vice-governador, Felício Ramuth (PSD).

O governo pretende atrair R$ 70 bilhões em investimentos na lista de projetos. O decreto que cria o programa de parcerias de investimentos e define as regras para concessões, privatizações e parcerias público-privadas segue os moldes de um programa do governo federal que existe desde 2016.

Segundo a assessoria, os primeiros estudos do governo de Tarcísio devem ser feitos com a Emae.

O que você está lendo é [Na Suiça, Tarcísio diz que planeja privatizar Sabesp até o fim de 2024].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...