Obras do governo do estado para evitar deslizamentos em Franco da Rocha só vão acabar em abril, após período de chuvas
Um ano após o deslizamento de terra que deixou 18 pessoas mortas em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, as obras do governo do estado para evitar novas tragédias no local devem terminar somente em abril deste ano, após o período de chuvas.
Começou a ser construído um muro de contenção no Parque Paulista, área em que ocorreu o deslizamento, em 30 de janeiro de 2023.
Segundo a Secretaria da Habitação de Franco da Rocha, o muro é a primeira de uma série de obras que incluem também a construção de casas populares. De acordo com a pasta, 500 famílias ainda recebem auxílio aluguel na cidade.
A costureira Helena de Jesus Rocha Alves mora próximo ao local e sua casa foi um ponto de apoio para vítimas. Por conta da tragédia, Helena começou a construir uma casa em um local mais distante.
1 de 1 Deslizamento provocou mortes em Franco da Rocha (SP) — Foto: Reuters
Deslizamento provocou mortes em Franco da Rocha (SP) — Foto: Reuters
Segundo a secretária da Habitação do município, Ana Carolina de Alencar Nunes, o alerta principal da prefeitura é que os moradores que tiveram suas casas interditadas em janeiro de 2022 não voltem para suas residências. "Temos muitas famílias que voltaram e tivemos que cortar o auxílio moradia emergencial. Então essa é a nossa grande preocupação, já buscamos essas famílias novamente para que elas saiam das áreas de risco", afirmou.
De acordo com o Instituto Geológico do estado, 578 mil casas na Grande São Paulo estão em áreas de risco - são 180 mil somente na capital. No total, 3 milhões de pessoas vivem em locais que podem desabar.
A Defesa Civil do estado de São Paulo começou o processo de instalação de "inclinômetros", uma ferramenta que mede a inclinação de terrenos em áreas de risco e emitem um alerta quando existem sinais de movimentação do solo acima do normal.
O equipamento já foi instalado em Barueri, também na Grande São Paulo, e em Campos do Jordão, no interior. Em Franco da Rocha, a previsão é que seja colocado nos próximos dias.
Na cidade de São Paulo, a prefeitura informou que investiu R$ 1,4 bilhão em obras de prevenção e contenção de chuvas desde 2023.
O que você está lendo é [Obras do governo do estado para evitar deslizamentos em Franco da Rocha só vão acabar em abril, após período de chuvas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments