Queda de helicóptero mata ministro do Interior da Ucrânia e outras 13 pessoas
A queda de um helicóptero nos arredores de Kiev, na Ucrânia, nesta quarta-feira (18), matou o ministro do Interior do país, Denys Monastyrsky, e outras 14 pessoas, entre elas 💥️uma criança.
Compartilhe esta notícia no WhatsAppComprtilhe esta notícia no Telegram
Até a última atualização desta notícia, a causa da queda da aeronave ainda não havia sido divulgada, mas o governo ucraniano confirmou a morte do ministro de Interior na queda. 💥️O cargo é um dos mais importantes do país - o chefe da pasta é o 💥️responsável pelas Forças Armadas e, por isso, uma das principais peças na guerra na Ucrânia.
A queda ocorreu no início da manhã💥️ em um bairro residencial de Brovary, município 💥️a 25 quilômetros do centro de Kiev. A capital ucraniana e os arredores têm sido alvo constante de bombardeios russos desde o fim do ano passado.
1 de 6 Destroços de helicóptero que caiu na Ucrânia são vistos ao lado de creche, nos arredores de Kiev, em 18 de janeiro de 2023. — Foto: Daniel Cole/ APDestroços de helicóptero que caiu na Ucrânia são vistos ao lado de creche, nos arredores de Kiev, em 18 de janeiro de 2023. — Foto: Daniel Cole/ AP
2 de 6 Parte da cauda do helicóptero que caiu nos arredores de Kiev, na Ucrânia, foi parar em cima de um carro. Em 17 de janeiro de 2023. — Foto: Daniel Cole/ APParte da cauda do helicóptero que caiu nos arredores de Kiev, na Ucrânia, foi parar em cima de um carro. Em 17 de janeiro de 2023. — Foto: Daniel Cole/ AP
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zenlensky, chamou o caso de "uma terrível tragédia".
O helicóptero era do 💥️modelo Super Puma, de💥️ fabricação francesa, pertencia ao governo da Ucrânia e era geralmente usado em operações de emergência.
A 💥️agência de inteligência da Ucrânia informou que 💥️abriu uma investigação para apurar as causas da queda e disse que, por enquanto, considera as seguintes hipóteses:
A aeronave atingiu parte da creche e de um muro ao cair, segundo relatos de moradores. A queda causou uma forte explosão.
“💥️Pegamos as crianças e as passamos por cima da cerca, longe do berçário porque estava pegando fogo, principalmente no segundo andar”, disse ele.
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, se pronunciou sobre a queda da aeronave, que, segundo ele, mostra "o preço que a Ucrânia está pagando".
"Nossos pensamentos neste dia triste estão com as famílias das vítimas e dos feridos e com o presidente Zelensky, que perdeu seu ministro de Interior".
3 de 6 Foto mostra destroços de helicóptero que caiu na cidade de Brovary, na Ucrânia, em 18 de janeiro de 2023 — Foto: REUTERS/Viacheslav RatynskyiFoto mostra destroços de helicóptero que caiu na cidade de Brovary, na Ucrânia, em 18 de janeiro de 2023 — Foto: REUTERS/Viacheslav Ratynskyi
4 de 6 Foto mostra local da queda de helicóptero na cidade de Brovary, na Ucrânia, em 18 de janeiro de 2023 — Foto: REUTERS/Viacheslav RatynskyiFoto mostra local da queda de helicóptero na cidade de Brovary, na Ucrânia, em 18 de janeiro de 2023 — Foto: REUTERS/Viacheslav Ratynskyi
Prestes a completar um ano, em 24 de fevereiro, a guerra na Ucrânia vive um momento de tentativa de retomada por parte da Rússia de territórios recuperados pela Ucrânia.
Desde meados do ano passado,💥️ as forças de Kiev lançaram uma forte ofensiva para recuperar cidades e regiões ocupadas pelas tropas russas. Para isso, o governo ucraniano foi respaldado pelo envio de armas e equipamentos militares dos Estados Unidos e de países europeus, uma ajuda que se mantém desde então.
Em paralelo, ataques pontuais começaram a ser registrados em território russo, sem que a Ucrânia reivindicasse formalmente a autoria. Em um deles, uma 💥️ponte que ligava a Crimeia - a península ucraniana anexada pela Rússia em 2014 - à Rússia 💥️explodiu.
Enfurecido, Vladimir Putin - que participou da inauguração da ponte, prometeu vingança.
💥️Foi a primeira vez que o líder russo - que durante muito tempo tentava evitar a narrativa de guerra dentro do país, inclusive proibindo todos os meios de comunicação de mencioná-la -💥️ levou o conflito para dentro de seu território.
O anúncio gerou também uma série de protestos por toda a Rússia - o que, por lá, é ilegal.
💥️LEIA TAMBÉM
5 de 6 Equipes de resgate trabalham nas buscas por vítimas de queda de helicóptero na cidade de Brovary, nos arredores de Kiev, no dia 18 de janeiro de 2023 — Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters
Equipes de resgate trabalham nas buscas por vítimas de queda de helicóptero na cidade de Brovary, nos arredores de Kiev, no dia 18 de janeiro de 2023 — Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters
6 de 6 Militar ucraniano acompanha resgate de vítimas de queda de helicóptero na cidade de Brovary, nos arredores de Kiev, no dia 18 de janeiro de 2023 — Foto: Valentyn Ogirenko/ReutersMilitar ucraniano acompanha resgate de vítimas de queda de helicóptero na cidade de Brovary, nos arredores de Kiev, no dia 18 de janeiro de 2023 — Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters
O que você está lendo é [Queda de helicóptero mata ministro do Interior da Ucrânia e outras 13 pessoas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments