Reclamações por barulhos de obras na cidade de SP cresceram 35% entre 2023 e 2022

Reclamações por barulhos constantes registradas por moradores que moram ao lado de obras públicas ou privadas na cidade de São Paulo aumentaram 35% entre 2023 e 2022, segundo informações do Programa de Silêncio Urbano (PSIU).

Nas duas primeiras semanas de janeiro deste ano, já foram registradas 632 reclamações.

“É um barulho contínuo, a obra é 24 horas. Não cessa. Quando tento dormir, é um susto atrás do outro. Ela só para de domingo para segunda-feira - quando os trabalhadores folgam. Estou reclamando desde novembro e nada foi feito", afirma Aline Lopes, terapeuta, que mora em frente às obras da expansão da Linha 2- Verde do Metrô.

Reclamações sobre poluição sonora em SP. — Foto: Reprodução/ TV Globo 1 de 2 Reclamações sobre poluição sonora em SP. — Foto: Reprodução/ TV Globo

Reclamações sobre poluição sonora em SP. — Foto: Reprodução/ TV Globo

Ela mora em frente à futura estação da Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo.

Na Vila Andrade, na Zona Sul, moradores reclamam sobre uma obra privada. "Não existe fiscalização, se houvesse eles não trabalhariam entre 10h30 e 23h. Se existisse, eles estariam sendo multados e, como a obra continua, acredito que não estão sendo", afirma Thais Corrêa, que mora em frente ao local.

A lei do PSIU, que prevê limites de ruído para obras da construção civil, não fiscaliza obras públicas, somente privadas.

Obras de expansão da Linha 2 - Verde na Vila Formosa — Foto: Reprodução/ TV Globo 2 de 2 Obras de expansão da Linha 2 - Verde na Vila Formosa — Foto: Reprodução/ TV Globo

Obras de expansão da Linha 2 - Verde na Vila Formosa — Foto: Reprodução/ TV Globo

Sobre a reclamação da obra na Vila Formosa, o Metrô informou que determinou que o consórcio responsável pela obra da estação adote medidas para diminuir o barulho. O Metrô disse também que os moradores podem procurar a Central de Relacionamento da estação, na Avenida Doutor Eduardo Cotching, 1.172.

A Secretaria das Subprefeituras, responsável pelo PSIU, informou que faz diariamente fiscalizações para cumprir a legislação e diminuir o incômodo causado pelos ruídos sonoros, com ações educativas e multas contra as construtoras.

O que você está lendo é [Reclamações por barulhos de obras na cidade de SP cresceram 35% entre 2023 e 2022].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...