Banda de Ipanema desiste de desfilar no pré-carnaval e culpa a prefeitura

Irreverente, Banda de Ipanema arrasta foliões (imagem de arquivo) — Foto: Fernando Maia/Riotur 1 de 3 Irreverente, Banda de Ipanema arrasta foliões (imagem de arquivo) — Foto: Fernando Maia/Riotur

Irreverente, Banda de Ipanema arrasta foliões (imagem de arquivo) — Foto: Fernando Maia/Riotur

O tradicional desfile do pré-carnaval da 💥️Banda de Ipanema não vai acontecer esse ano. Segundo o presidente e um dos fundadores do grupo, 💥️Claudio Pinheiro, a culpa pelo vazio do dia 4 de fevereiro é da Riotur.

De acordo com os organizadores, o órgão da prefeitura — responsável pela organização do carnaval de rua no município — criou uma série de dificuldades para autorizar o primeiro dos quatro desfiles previstos da Banda de Ipanema em 2023.

"Esse primeiro desfile é o mais tradicional. A Banda de Ipanema foi fundada em 1965, em um sábado a dois finais de semana do carnaval, e desde então a gente abre a festa nessa data. Mas este ano a prefeitura não autorizou. Tem gente na Riotur que não sabe nada de carnaval! Parece que caíram de paraquedas", disparou Claudio Pinheiro.

No calendário do grupo para este ano, a ideia era poder desfilar no dia 4 de fevereiro — exatos dois sábados antes do carnaval — e nos dias 18 e 21 de fevereiro, além de um desfile voltado para o público infantil no dia 20.

Ainda no ano passado, a Prefeitura do Rio, através da Riotur, autorizou os desfiles da banda nos dias 18, 20 e 21 de fevereiro, 💥️mas negou o do dia 4.

O desfile da Banda de Ipanema (imagem de arquivo) — Foto: Reprodução Globonews 2 de 3 O desfile da Banda de Ipanema (imagem de arquivo) — Foto: Reprodução Globonews

O desfile da Banda de Ipanema (imagem de arquivo) — Foto: Reprodução Globonews

As autorizações por si só não garantem a realização dos desfiles. Na verdade, a Riotur libera a data do desfile e pede que os organizadores entrem em contato com outros órgãos (Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil) para conseguir a permissão definitiva.

Os responsáveis pela Banda de Ipanema conseguiram atender a todas as exigências e tiveram a 💥️confirmação da realização dos desfiles dos dias 18, 20 e 21, mas faltava "uma nova batalha" para regularizar o desfile do pré-carnaval, no dia 4.

Para tentar resolver o problema, os organizadores entraram com um recurso na Riotur e protocolaram um novo pedido para o desfile do dia 4 de fevereiro. Contudo, segundo Claudio Pinheiro, a autorização só aconteceu na última quinta-feira (19).

Na opinião de Cláudio, a demora na liberação impede que o bloco consiga todas as outras autorizações. Por conta disso, a Banda de Ipanema decidiu cancelar o desfile do pré-carnaval.

"É uma pena que não possamos sair no dia 4, porque a autorização veio muito tarde e com alegações infundadas para indeferir o processo. Ou o carnaval é um patrimônio do Rio ou não é. Nós somos o primeiro bem imaterial tombado pelo Rio de Janeiro. Não é possível que quem cuida do carnaval não sabe disso", questionou Cláudio.

Na opinião de Cláudio, o modelo adotado pela Riotur para o carnaval de rua no Rio não é o mais adequado. Segundo ele, o órgão público deveria cuidar dessa burocracia junto ao Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.

"Esse processo todo é problemático, não apenas conosco, mas com outros também. Todo ano é isso, as confusões com a Riotur continuam as mesmas. O processo tinha que ser simplificado. Na minha opinião, o processo tem que ser invertido. A prefeitura que deveria mandar de uma vez só para os demais órgãos competentes todas as informações dos blocos. Eles tinham que cuidar dos blocos, valorizar os blocos", disse.

Apesar da frustração por não realizar o tradicional desfile no pré-carnaval, Cláudio não perde a animação quando fala sobre os planos da Banda de Ipanema para os desfiles dos dias 18 e 21.

Homens se fantasiam de mulheres durante a passagem da Banda de Ipanema (imagem de arquivo) — Foto: Paulo Nicolella / Parceiro Agência O Globo 3 de 3 Homens se fantasiam de mulheres durante a passagem da Banda de Ipanema (imagem de arquivo) — Foto: Paulo Nicolella / Parceiro Agência O Globo

Homens se fantasiam de mulheres durante a passagem da Banda de Ipanema (imagem de arquivo) — Foto: Paulo Nicolella / Parceiro Agência O Globo

A apresentação durante a folia deste ano vai homenagear os profissionais de saúde. A lembrança faz todo sentido, visto que esse é o primeiro carnaval de rua na cidade depois de dois anos de suspensão por conta da pandemia da Covid-19.

"A Banda de Ipanema foi o primeiro bloco a declarar que não iria desfilar em 2022 por conta da pandemia. Era um risco para a população naquele momento. E esse ano vamos fazer uma bela homenagem aos profissionais de saúde no desfile. Eles não podem ser esquecidos", comentou Claudio Pinheiro.

Em nota, a Riotur disse que “vem trabalhando diretamente com todos os órgãos públicos para agilizar e assegurar que todas as agremiações tenham a documentação exigida”.

“Todos os blocos que tiveram a autorização preliminar serão apoiados pela Riotur, para que todos os trâmites legais sejam cumpridos”, afirmou — sem esclarecer sobre o desfile do dia 4.

O que você está lendo é [Banda de Ipanema desiste de desfilar no pré-carnaval e culpa a prefeitura].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...