Zelensky faz reestruturação na sua equipe de governo após denúncias de corrupção

Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante reunião virtual com ministros da defesa de outros países em 20 de janeiro de 2023 — Foto: Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS 1 de 2 Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante reunião virtual com ministros da defesa de outros países em 20 de janeiro de 2023 — Foto: Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS

Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante reunião virtual com ministros da defesa de outros países em 20 de janeiro de 2023 — Foto: Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS

Vários altos funcionários ucranianos renunciaram nesta terça-feira (24) na 💥️maior mudança que o governo de 💥️Volodymyr Zelensky💥️ passou desde o início da guerra contra a Rússia. Um assessor do presidente chamou o movimento de 💥️"uma resposta aos apelos públicos por justiça".

Algumas das renúncias, embora não todas, estavam ligadas a alegações de corrupção. 💥️A 💥️Ucrânia💥️ tem um histórico de corrupção e governança instável e está sob pressão internacional para mostrar que pode 💥️ser um administrador confiável de bilhões de dólares em ajuda ocidental.

Embora Zelensky não tenha mencionado ninguém em seu discurso, ele anunciou a proibição de funcionários tirarem férias no exterior.

O assessor de Zelensky, Mykhailo Podolyak, tuitou: "O presidente vê e ouve a sociedade. E ele responde diretamente a uma demanda pública importante - justiça para todos."

Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante visita à cidade de Kherson — Foto: Assessoria da presidência ucraniana/via REUTERS 2 de 2 Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante visita à cidade de Kherson — Foto: Assessoria da presidência ucraniana/via REUTERS

Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante visita à cidade de Kherson — Foto: Assessoria da presidência ucraniana/via REUTERS

Entre os que deixaram o cargo ou foram demitidos na manhã de terça-feira estavam um vice-procurador-geral, um vice-ministro da Defesa e o vice-chefe de gabinete do próprio gabinete de Zelensky.

As mudanças ocorrem dois dias depois que um vice-ministro da infraestrutura foi preso e acusado de desviar US$ 400 mil de contratos para comprar geradores, um dos primeiros grandes escândalos de corrupção a se tornarem públicos desde o início da guerra, 11 meses atrás.

Kiev diz que uma onda de sentimento patriótico diminuiu a corrupção desde a invasão da Rússia. Mas o chefe do partido 💥️Servo do Povo de Zelensky prometeu nesta segunda-feira que os funcionários seriam presos em uma próxima campanha anticorrupção e que recorreria à lei marcial se necessário.

O que você está lendo é [Zelensky faz reestruturação na sua equipe de governo após denúncias de corrupção].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...