Morre ciclista atropelado por ônibus na Zona Leste de SP; vítima passava pela faixa de pedestres
O ciclista Rafael Mesquita Xavier, de 28 anos, morreu na manhã desta terça-feira (24). Ele foi atropelado por um ônibus na noite de domingo (22), deu entrada no pronto-socorro de Ermelino Matarazzo com múltiplas fraturas e estava internado em estado grave.
O rapaz passava por uma faixa de pedestres na Avenida Doutor José Artur da Nova, em São Miguel Paulista, na Zona Leste, quando foi atingido pelo veículo. O motorista não prestou socorro. Rafael foi ajudado por dois pedestres que estavam próximos ao local.
A Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) disse em nota que é necessária uma mudança de cultura "para encarar com coragem a realidade violenta das ruas de São Paulo, além de fiscalizar e punir aqueles que cometem crimes diariamente na capital" (💥️).
"Teve também um motoboy que passou no momento exato e que foi atrás do ônibus. Ele conseguiu falar com o motorista, que disse que não teve culpa. Que ele [Rafael] que passou na frente, sendo que o farol estava amarelo para ficar vermelho, e todo mundo sabe que tem que reduzir [a velocidade] para não acontecer esse problema", disse Henrique Siqueira, amigo da vítima.
A SPTrans informou que determinou a identificação do motorista para que sejam tomadas medidas disciplinares cabíveis.
1 de 1 Reclamações contra motoristas e funcionários de ônibus em SP por região. — Foto: Reprodução/ TV Globo
Reclamações contra motoristas e funcionários de ônibus em SP por região. — Foto: Reprodução/ TV Globo
Um levantamento realizado pela produção do 💥️SP2 aponta que, no entre julho e setembro de 2022, o portal 156 da Prefeitura de São Paulo registrou, em média, 38 reclamações por dia contra motoristas, cobradores de ônibus e fiscais de linhas. Entre as principais queixas estão problemas de comportamento e direção perigosa.
A região com mais reclamações é a Zona Sul da capital, com 1.083 queixas contra funcionários dos ônibus municipais.
Na última semana, contanto com o caso de Rafael Xavier, foram ao menos três acidentes envolvendo motoristas de ônibus na capital.
No dia 17, um outro motorista de coletivo agiu de forma imprudente, fechou a porta e acelerou quando uma passageira ainda estava no último degrau da escada para sair do veículo. O caso ocorreu na Avenida Cupecê, na Zona Sul.
A passageira foi derrubada e arrastada no meio-fio.
Na quinta-feira (19), um motorista discutiu com passageiros em um micro-ônibus, no Morumbi, também na Zona Sul. Segundo passageiros, um rapaz teria ajudado um idoso a descer com uma sacola do veículo, quando o motorista iniciou uma discussão por acreditar que ele iria sair do ônibus sem pagar.
Em nota, a SPTrans informou que "encaminha todas as reclamações referentes à conduta dos operadores, à empresa responsável para que ela tome as medidas necessárias. Nos casos mais graves, a SPTrans recomenda a retirada do motorista do cadastro e sua demissão".
A companhia informou também que repudia atos e comportamentos de motoristas das empresas concessionárias que coloquem em risco qualquer cidadão e, que, desde 2017, tem um programa para conscientizar motoristas, cobradores e fiscais sobre a direção segura.
No caso da mulher que foi derrubada na Zona Sul, a SPTrans disse que o motorista foi afastado das funções e que deve ser encaminhado para um curso de reciclagem. Sobre a discussão que também ocorreu na Zona Sul, a SPTrans não se manifestou.
O que você está lendo é [Morre ciclista atropelado por ônibus na Zona Leste de SP; vítima passava pela faixa de pedestres].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments