PM reforça patrulhamento na Cidade de Deus e Gardênia Azul; moradores relatam mais tiroteio e protestam

A Polícia Militar realiza uma operação nas comunidades da Cidade de Deus e da Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (26). Os moradores sofrem com confrontos intensos há mais de dez dias. Um dos objetivos é evitar a circulação de criminosos pela área.

Agentes do Batalhão de Choque estão na Gardênia Azul. Já os PMs do 18º BPM (Jacarepaguá) estão na Cidade de Deus. Eles contam com o apoio do Batalhão de Ação com Cães (BAC). Por volta das 11h, moradores começaram a relatar intenso tiroteio.

"Acordei com dois policiais dentro da minha casa, não respeitam nada. Já tentaram arrombar nossa loja, um pânico. Ninguém tá aguentando mais, essa guerra não é nossa", completa.

Moradores da comunidade Cidade de Deus protestam na Avenida Edgar Werneck e chegaram a fechar a via. A Polícia Militar estava no local e liberou uma faixa para os veículos passarem. Às 12h, a avenida estava parcialmente interditada pela manifestação.

Moradores relatam mais tiroteio na Zona Oeste do Rio e protestam — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 5 Moradores relatam mais tiroteio na Zona Oeste do Rio e protestam — Foto: Reprodução/TV Globo

Moradores relatam mais tiroteio na Zona Oeste do Rio e protestam — Foto: Reprodução/TV Globo

Carros blindados da PM fazem patrulhamento nas comunidades em busca de criminosos, armas e drogas.

Moradores da Cidade de Deus protestam na Avenida Edgar Werneck — Foto: Reprodução/TV Globo 2 de 5 Moradores da Cidade de Deus protestam na Avenida Edgar Werneck — Foto: Reprodução/TV Globo

Moradores da Cidade de Deus protestam na Avenida Edgar Werneck — Foto: Reprodução/TV Globo

Imagens feitas por moradores mostram o helicóptero da polícia passando rasante na comunidade.

Dois criminosos foram presos durante a operação. Uma pistola e carregadores foram apreendidos.

Polícia Militar na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo 3 de 5 Polícia Militar na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo

Polícia Militar na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo

As investigações indicam que os traficantes da Cidade de Deus invadiram e ocuparam parte da Gardênia Azul, dominada pela milícia há mais de 30 anos. As investigações do setor de inteligência da corporação indicam que os traficantes contaram com o apoio de comparsas de outras favelas, que cederam armas para a invasão.

A PM reforçou a segurança para evitar confrontos e a movimentação dos criminosos.

A movimentação nas principais vias da região, como a Avenida Edgard Werneck, Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes e Estrada dos Bandeirantes era normal no começo da manhã desta quinta e os moradores estavam saindo para trabalhar.

Na Gardênia Azul, o reforço no patrulhamento se concentra, principalmente, em um canal nos fundos da comunidade. De acordo com as investigações, traficantes invadiram a comunidade pelo local.

Avisos na Gardênia e na Muzema: Zona Oeste conflagrada — Foto: Reprodução 4 de 5 Avisos na Gardênia e na Muzema: Zona Oeste conflagrada — Foto: Reprodução

Avisos na Gardênia e na Muzema: Zona Oeste conflagrada — Foto: Reprodução

Criminosos impõem também condutas aos moradores. Uma mensagem endereçada a quem vive na Gardênia Azul afirma que os motociclistas não devem mais usar capacete e os motoristas devem circular com os vidros baixos e com luzes internas acesas.

Já na Muzema, outra comunidade da Zona Oeste que também é disputada por criminosos, uma mensagem recebida em grupos de Whatsapp dá uma ordem para ninguém sair de casa.

“Todos os moradores do Rio das Pedras, Muzema e Tijuquinha: toque de recolher a partir de hoje, 20h”.

Policiais militares patrulham área de canal na Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo 5 de 5 Policiais militares patrulham área de canal na Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo

Policiais militares patrulham área de canal na Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo

O coronel Marco Antônio Andrade, porta-voz da Polícia Militar, afirmou que o policiamento ostensivo foi reforçado em toda a região de Jacarepaguá para coibir a atuação de criminosos.

Segundo o PM, não houve falha na atuação da corporação na Muzema. Ele afirma que as ações na área continuam por coibir os confrontos entre traficantes e milicianos.

“A Polícia Militar se faz presente, 24 horas por dia, sete dias por semana. Dentro da comunidade da Muzema, nós já realizamos mais de 140 prisões e mais de 14 armas foram apreendidas. Continuamos um trabalho constante. Há 15 dias, inauguramos uma cabine blindada que funciona 24 horas por dia. Trabalhamos para que esse cenário não continue acontecendo”, disse o porta-voz.

Ainda de acordo com o coronel, a corporação atua investigando as movimentações de criminosos e atua em ações pontuais para coibir confrontos.

“As forças de segurança do estado trabalham com uma grande investigação para tentar entender o que está acontecendo com uma grande movimentação de facções criminosas dentro do Estado do Rio de Janeiro, especificamente na região de Jacarepaguá. Enquanto isso está acontecendo, a Polícia Militar tem adotado ações pontuais e necessárias para coibir possíveis movimentações”, afirmou Marco Antônio Andrade.

Por fim, ele contou que as ações contam com várias unidades da Polícia Militar e, caso sejam necessárias, operações ocorrerão na área para evitar que os moradores tenham o direito de ir e vir cerceado pelos criminosos.

O que você está lendo é [PM reforça patrulhamento na Cidade de Deus e Gardênia Azul; moradores relatam mais tiroteio e protestam].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...