'Os ensaios estão garantidos porque não temos nenhuma interdição', diz presidente da Liesa

O presidente da 💥️Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) informou que 💥️estão mantidos os ensaios técnicos - da Série Ouro e do Grupo Especial - deste sábado (28) e de domingo (29). Até a última atualização desta reportagem, o Corpo de Bombeiros ainda não tinha autorizado, mas uma nova vistoria está marcada para as 16h.

Segundo Jorge Perlingeiro, a Liga não foi informada de nenhuma decisão judicial.

De acordo com Perlingeiro, todas as providências exigidas pelo Corpo de Bombeiros já foram cumpridas. Na noite dessa sexta-feira (27), os bombeiros vetaram os ensaios técnicos pois, nas palavras do órgão, "a pista não apresenta as condições mínimas de segurança".

"Primeiramente, é certo (que vai ser mantido os ensaios técnicos). Por que não manter? Os ensaios estão garantidos porque não temos nenhuma interdição. Não recebemos. A Liga não recebeu nenhuma notificação oficial para a interdição. Houve, de fato, uma denúncia e que está sendo apurada. Cumprimos de ontem para hoje todas as exigências que foram solicitadas", informou o presidente da Liga.

Ainda de acordo com Perlingeiro, só falta uma inspeção dos bombeiros. No começo da tarde deste sábado, a corporação informou que deverá fazer uma nova vistoria no espaço.

Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa — Foto: Reprodução/ TV Globo 1 de 2 Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa — Foto: Reprodução/ TV Globo

Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa — Foto: Reprodução/ TV Globo

"Nossas caixas já foram inspecionadas e todos os hidrantes da Avenida. As borrachas não ficam 24 horas por dia porque senão eu serei roubado. Nós estamos entre duas ruas: a Benedito Hipólito e Salvador de Sá. Isso aqui é uma avenida que funciona normalmente o dia inteiro. A gente coloca somente nos dias dos ensaios. Elas serão colocadas hoje e amanhã. Estamos tendo muito cuidado", destacou.

Para Jorge Perlingeiro, o folião não pode ser punido por problemas burocráticos. Sem citar nomes, o presidente da Liga alfinetou quem, segundo ele, quer "15 minutos de fama para prejudicar" o carnaval.

Entre os problemas apontados pelos bombeiros estão defeitos nos volantes de acionamento dos hidrantes dos setores 5,6 e 9. Os fiscais também destacaram que não encontraram conectores e mangueiras em nenhum dos setores.

A vistoria acontece após uma decisão da Justiça determinar que toda a documentação necessária para o funcionamento do local fosse apresentada em 24 horas.

A decisão é da juíza Mirela Erbisti, da 3ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, após uma ação popular, liminar, em caráter definitivo.

Liesa afirma que fez os ajustes determinados pelo Corpo de Bombeiros na Marquês de Sapucaí — Foto: Reprodução/ TV Globo 2 de 2 Liesa afirma que fez os ajustes determinados pelo Corpo de Bombeiros na Marquês de Sapucaí — Foto: Reprodução/ TV Globo

Liesa afirma que fez os ajustes determinados pelo Corpo de Bombeiros na Marquês de Sapucaí — Foto: Reprodução/ TV Globo

O pedido de liminar foi apresentado em ação popular ajuizada no início da tarde. O autor da ação, um advogado, pretende, liminarmente e, em caráter definitivo, a proibição da realização de ensaios técnicos para os desfiles de escola de samba na Marquês de Sapucaí a partir deste sábado.

Segundo o texto, o motivo é falta de documentação nos autos que deveria ter sido apresentada ao Corpo de Bombeiros. A magistrada mandou comunicar a decisão para os bombeiros e para a Polícia Militar. Depois disso, a corporação fez uma vistoria no local e comprovou os problemas.

O que você está lendo é ['Os ensaios estão garantidos porque não temos nenhuma interdição', diz presidente da Liesa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...