'Os ensaios estão garantidos porque não temos nenhuma interdição', diz presidente da Liesa
O presidente da 💥️Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) informou que 💥️estão mantidos os ensaios técnicos - da Série Ouro e do Grupo Especial - deste sábado (28) e de domingo (29). Até a última atualização desta reportagem, o Corpo de Bombeiros ainda não tinha autorizado, mas uma nova vistoria está marcada para as 16h.
Segundo Jorge Perlingeiro, a Liga não foi informada de nenhuma decisão judicial.
De acordo com Perlingeiro, todas as providências exigidas pelo Corpo de Bombeiros já foram cumpridas. Na noite dessa sexta-feira (27), os bombeiros vetaram os ensaios técnicos pois, nas palavras do órgão, "a pista não apresenta as condições mínimas de segurança".
"Primeiramente, é certo (que vai ser mantido os ensaios técnicos). Por que não manter? Os ensaios estão garantidos porque não temos nenhuma interdição. Não recebemos. A Liga não recebeu nenhuma notificação oficial para a interdição. Houve, de fato, uma denúncia e que está sendo apurada. Cumprimos de ontem para hoje todas as exigências que foram solicitadas", informou o presidente da Liga.
Ainda de acordo com Perlingeiro, só falta uma inspeção dos bombeiros. No começo da tarde deste sábado, a corporação informou que deverá fazer uma nova vistoria no espaço.
1 de 2 Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa — Foto: Reprodução/ TV GloboJorge Perlingeiro, presidente da Liesa — Foto: Reprodução/ TV Globo
"Nossas caixas já foram inspecionadas e todos os hidrantes da Avenida. As borrachas não ficam 24 horas por dia porque senão eu serei roubado. Nós estamos entre duas ruas: a Benedito Hipólito e Salvador de Sá. Isso aqui é uma avenida que funciona normalmente o dia inteiro. A gente coloca somente nos dias dos ensaios. Elas serão colocadas hoje e amanhã. Estamos tendo muito cuidado", destacou.
Para Jorge Perlingeiro, o folião não pode ser punido por problemas burocráticos. Sem citar nomes, o presidente da Liga alfinetou quem, segundo ele, quer "15 minutos de fama para prejudicar" o carnaval.
Entre os problemas apontados pelos bombeiros estão defeitos nos volantes de acionamento dos hidrantes dos setores 5,6 e 9. Os fiscais também destacaram que não encontraram conectores e mangueiras em nenhum dos setores.
A vistoria acontece após uma decisão da Justiça determinar que toda a documentação necessária para o funcionamento do local fosse apresentada em 24 horas.
A decisão é da juíza Mirela Erbisti, da 3ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, após uma ação popular, liminar, em caráter definitivo.
2 de 2 Liesa afirma que fez os ajustes determinados pelo Corpo de Bombeiros na Marquês de Sapucaí — Foto: Reprodução/ TV GloboLiesa afirma que fez os ajustes determinados pelo Corpo de Bombeiros na Marquês de Sapucaí — Foto: Reprodução/ TV Globo
O pedido de liminar foi apresentado em ação popular ajuizada no início da tarde. O autor da ação, um advogado, pretende, liminarmente e, em caráter definitivo, a proibição da realização de ensaios técnicos para os desfiles de escola de samba na Marquês de Sapucaí a partir deste sábado.
Segundo o texto, o motivo é falta de documentação nos autos que deveria ter sido apresentada ao Corpo de Bombeiros. A magistrada mandou comunicar a decisão para os bombeiros e para a Polícia Militar. Depois disso, a corporação fez uma vistoria no local e comprovou os problemas.
O que você está lendo é ['Os ensaios estão garantidos porque não temos nenhuma interdição', diz presidente da Liesa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments