Vídeo mostra casa desabando sobre córrego na Zona Leste de SP; bairros ficaram alagados durante tempestade
Uma forte chuva atingiu a capital paulista neste domingo (29) e deixou ruas alagadas em bairros da Zona Leste e Zona Sul. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 100 chamados para queda de árvores e alagamentos.
No Jardim Etelvina, Zona Leste, uma casa que já estava interditada desabou sobre o córrego. Vídeos enviados à 💥️TV Globo mostram o momento do acidente em dois ângulos 💥️💥️ Apesar do susto, não houve registro de feridos.
1 de 6 Casa interditada desaba sobre córrego durante tempestade em SP — Foto: Reprodução/TV GloboCasa interditada desaba sobre córrego durante tempestade em SP — Foto: Reprodução/TV Globo
A região de Cidade Líder, também na Zona Leste, ficou alagada. Um vídeo enviado por um cabeleireiro mostra como o salão dele ficou após a água chegar até metade da parede.
No Jardim das Camélias, bombeiros precisaram usar um bote inflável para resgatar pessoas e animais ilhados pelas ruas. No vídeo, é possível ver um carro quase coberto pela água.
2 de 6 Bombeiros usam bote para resgatar famílias e animais no Jardim das Camélias, Zona Leste de SP — Foto: Reprodução/TV GloboBombeiros usam bote para resgatar famílias e animais no Jardim das Camélias, Zona Leste de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
Ainda durante a chuva, o córrego do Lageado, no Itaim Paulista, ficou com nível acima do normal. Ruas do Jardim Pantanal também ficaram tomadas pela água da tempestade.
Em Itaquera, um homem foi visto se arriscando na rua alagada. No Jardim Lapena, região de São Miguel Paulista, outro grupo se arriscou na água pela cintura.
3 de 6 Rua alagada no Jardim Pantanal, Zona Leste de SP — Foto: Reprodução/TV GloboRua alagada no Jardim Pantanal, Zona Leste de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
4 de 6 Chuva alaga ruas na Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
Chuva alaga ruas na Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
No bairro Campo Grande, Zona Sul de SP, carros ficaram quase submersos na avenida João Batista Di Vitoriano. A água invadiu as casas e os moradores ficaram ilhados.
Durante a madrugada, a Zona Sul da capital voltou a entrar em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura.
Um vídeo, que circula pelas redes sociais, mostra o cruzamento da avenida Interlagos com as Nações Unidas. A água acumulada atingiu a altura dos pneus dos carros. Em outro trecho da avenida Interlagos, na Vila Constância, poucos veículos se arriscaram a passar.
5 de 6 Garagem de ônibus da Pêssego Transportes invadida pela água na Av. Jacu Pêssego — Foto: Reprodução/TV GloboGaragem de ônibus da Pêssego Transportes invadida pela água na Av. Jacu Pêssego — Foto: Reprodução/TV Globo
Até as 21h, o Corpo de Bombeiros recebeu 104 chamados para queda de árvores;160 chamados para alagamento/enchentes; 21 chamados para desabamento/deslizamentos. Segundo a corporação, não houve pessoas socorridas.
Mais cedo, a rede de estações meteorológicas do CGE registrou a média de 28ºC. A temperatura máxima chegou a 31ºC. Já os menores índices de umidade se aproximaram dos 40% (abaixo, portanto, dos 60% recomendados como ideais pela Organização Mundial de Saúde, a OMS).
A combinação de calor e entrada da brisa marítima favoreceu a formação de áreas de instabilidade que provocaram a chuva em forma de pancadas isoladas com moderada a forte intensidade.
6 de 6 Domingo (29) tem clima típico de verão na capital paulista — Foto: Deslange Paiva/g1
Domingo (29) tem clima típico de verão na capital paulista — Foto: Deslange Paiva/g1
De acordo com os dados pluviométricos do CGE, até às 7h da manhã deste domingo, o acumulado médio de chuva na cidade em janeiro era de 179,3 mm, o que representa aproximadamente 69,7% dos 257,1 mm esperados para o período. Foram registrados 26 dias com chuva, sendo que a média de dias com chuva em janeiro é de 25 dias.
Os últimos dias de janeiro continuam típicos de verão, ou seja, com sol, calor e pancadas de chuva entre as tardes e as noites.
O que você está lendo é [Vídeo mostra casa desabando sobre córrego na Zona Leste de SP; bairros ficaram alagados durante tempestade].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments