Presidente do México chama titular do órgão eleitoral do país de racista e farsante
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/s/F/m2gWPzSAAQOk2p4FOFXQ/2022-04-11t140421z-1208568767-rc2zkt9ojeyx-rtrmadp-3-mexico-president-vote.jpg)
López Obrador discursa em abril de 2022 — Foto: Reuters/López Obrador
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta segunda-feira (30) que o titular do Instituto Nacional Eleitoral (INE), Lorenzo Córdova, é um racista e um farsante.
O governo do México está em disputa com a autoridade eleitoral do país (veja mais abaixo).
"É um servidor público, do meu ponto de vista, sem princípios, sem ideais, um farsante", afirmou o presidente em uma entrevista coletiva.
Córdova "também demonstra que os graus e os títulos não são sinônimos de cultura, porque ele tem doutorado e é um racista", afirmou López Obrador.
Tanto Córdova quanto outros membros do INE criticaram uma reforma eleitoral que o Congresso - dominado pelos governistas - aprovou em dezembro, que reduz o orçamento e a estrutura do órgão eleitoral.
Os funcionários alegam que se a reforma for aplicada, a realização de eleições confiáveis e transparentes estará em risco.
Espera-se que o INE e os partidos de oposição impugnem a norma perante a Suprema Corte do país.
No domingo, durante a apresentação de um livro que escreveu junto com Ciro Murayama, também integrante do INE, Córdova chamou os cidadãos a promoverem proteções contra a reforma eleitoral impulsionada pelo governo de López Obrador.
López Obrador rejeitou essas críticas, argumentando que o INE é ostentoso e apoiou fraudes eleitorais anteriormente.
O que você está lendo é [Presidente do México chama titular do órgão eleitoral do país de racista e farsante].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments