Jornalista Ana Paula Santos se emociona ao lembrar da ajuda que recebeu de Glória Maria no início da carreira: ‘Um sonho dividid
A jornalista 💥️Ana Paula Santos se emocionou na manhã desta sexta-feira (3) ao relembrar, no Bom Dia Rio, como Glória Maria a ajudou no começo da carreira. Depois disso, elas seguiram como uma boas amigas e companheiras de trabalho. Glória morreu na última quinta (2).
O primeiro contato entre as duas foi durante o trabalho de conclusão de Ana no curso de Jornalismo, há 20 anos.
“Eu falei: ‘Vamos falar sobre a mulher negra no telejornalismo’, que, até então, era algo pouco discutido. A minha professora e orientadora falou: ‘Você só vai se formar se entrevistar a Glória Maria’”, disse Ana Paula.
A jornalista já era estagiária na TV Globo, mas teve dificuldade de encontrar Glória pessoalmente, já que ela apresentava o 💥️Fantástico aos domingos e, entre uma semana e outra, fazia reportagens internacionais.
“Aí, faltando 20 dias para o fim do prazo do meu trabalho, eu cheguei aqui em um domingo, fui à redação do Fantástico e disse: ‘Eu vim entrevistar a Glória Maria’. E me perguntaram: ‘Você marcou?’ Não. ‘Ela está sabendo?’ Não. Mas ela me recebeu”, contou a jornalista.
As duas se acomodaram em um canto da redação. Porém, um esquecimento quase colocou o trabalho a perder.
“Nós esquecemos de ligar o play da câmera. Ela falou durante uma hora. Quando percebemos que a fita não estava rodando. E, há 20 anos ainda era fita, VHS. Ficamos desesperados. Eu não podia pedir para a Glória Maria repetir uma entrevista de uma hora. E ela estava com o horário para fazer o Fantástico”, revelou Ana Paula.
No meio do desespero, ela acabou sendo consolada por Glória Maria.
“Ela disse: ‘Calma, vocês vão se formar. Vamos fazer o seguinte: eu estou muito atrasada para me arrumar para gravar o Fantástico. Eu vou fazer tudo de novo, mas rapidinho. Aperta o play’”, disse.
A entrevista com Glória Maria deixou uma lição importante.
“Aperta o play. Siga em frente, não desista. Insiste que vai dar certo. Há 20 anos eu tenho isso na cabeça e no coração. Todos os dias. Por mais que esteja em uma circunstância ruim, sempre vai aparecer alguém para ajudar. Nesse dia, foi a Glória Maria. Eu não vou esquecer disso nunca”, destacou Ana.
1 de 2 Glória Maria e Ana Paula Santos, em foto tirada em um dos camarins da TV Globo, no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ InstagramGlória Maria e Ana Paula Santos, em foto tirada em um dos camarins da TV Globo, no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ Instagram
Primeira jornalista a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, Glória Maria foi pioneira inúmeras vezes. Esse pioneirismo é reconhecido como inspiração para mais de uma geração de mulheres negras.
Ao longo de cinco décadas de carreira, Glória Maria mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos. Entrevistou chefes de Estado e celebridades como Michael Jackson e Madonna.
Também cobriu a Guerra das Malvinas, em 1982; a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista, em 1996; os Jogos Olímpicos de Atlanta, também em 1996; e a Copa do Mundo de 1998, na França.
Na TV Globo deste 1970, passou ainda por Bom Dia Rio, RJTV, Jornal Hoje, Fantástico e Globo Repórter, último programa do qual fez parte.
2 de 2 Ana Paula Santos fala sobre a importância de Glória Maria em sua carreira — Foto: Reprodução/ TV GloboAna Paula Santos fala sobre a importância de Glória Maria em sua carreira — Foto: Reprodução/ TV Globo
O que você está lendo é [Jornalista Ana Paula Santos se emociona ao lembrar da ajuda que recebeu de Glória Maria no início da carreira: ‘Um sonho dividid].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments