Prefeito do Rio de Janeiro dá posse a 14 novos secretários

Prefeito do Rio deu posse a 14 novos secretários nesta sexta-feira (3) — Foto: Henrique Coelho/ g1 1 de 1 Prefeito do Rio deu posse a 14 novos secretários nesta sexta-feira (3) — Foto: Henrique Coelho/ g1

Prefeito do Rio deu posse a 14 novos secretários nesta sexta-feira (3) — Foto: Henrique Coelho/ g1

O prefeito Eduardo Paes deu posse a 12 secretários do poder municipal carioca na manhã desta sexta-feira (3), em uma cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O combate à miséria foi o principal ponto citado nos discursos.

“Hoje a gente convive com problemas que em oito anos aqui não convivi”, afirmou Paes.

O prefeito discursou sobre a importância de ter vários partidos na base de seu governo, e sobre a importância da atividade política para a sociedade.

“Esse momento que a gente viveu foi o primeiro risco real de grupos que estavam no poder e tentaram romper com as instituições do país. Isso é consequência de um processo de contestação e vulgarização da atividade política”, disse o prefeito.

Entre as mudanças, Adilson Pires (PT-RJ), que foi vice-prefeito do Rio de Janeiro no período entre 2013 e 2016, assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social. Ele afirmou, em seu discurso, que a cidade vive um momento diferente em relação aos dois mandatos anteriores de Paes.

“Vivemos um desafio maior do que nas vezes anteriores”, disse Adilson.

Ele explicou que o desafio do Rio é encontrar uma solução equilibrada para acolher a população de rua do município. A internação compulsória de usuários de drogas, segundo ele, precisa de regras específicas.

“Para casos de dependentes químicos há um regramento jurídico. Não há internação compulsória. A única hipótese é ter um laudo assinado por um médico atestando que aquela pessoa não tem a menor condição de responder por si”, afirmou.

“O nosso desafio é, assumindo a secretaria, encontrar mecanismos em que a gente possa fazer que esse tema no Rio de Janeiro tenha um patamar civilizatório”, destacou Adilson.

Tainá de Paula (PT-RJ), secretária de meio ambiente, disse que o principal desafio será o enfrentamento às milícias na ocupação irregular em diversas áreas do município.

“Quero continuar nesta mesmo linha de enfrentamento à milícia e ao enfrentamento à ocupação urbana irregular no Rio”, destacou.

O retorno de Marcelo Calero (PSD-RJ) à Secretaria Municipal de Cultura também foi oficializado. Ele entra no lugar de Marcus Faustini. Em 2015, ele ocupou a pasta na qual voltou a ser nomeado.

Calero é deputado federal e ex-ministro da Cultura. Ele também é diplomata e ocupou a Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública da gestão de Eduardo Paes por dois anos.

💥️Confira a lista dos novos secretários:

O que você está lendo é [Prefeito do Rio de Janeiro dá posse a 14 novos secretários].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...