General Tomás Miguel recebe comando do Exército em solenidade no Quartel-General, em Brasília
O general Tomás Miguel Paiva recebeu oficialmente o comando do Exército em cerimônia no Quartel-General, em Brasília, nesta terça-feira (7).
O comando foi passado pelo antecessor, general Júlio César de Arruda, demitido do posto no dia 21 de janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na ocasião, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que havia uma "fratura" na confiança do comando do Exército, após golpistas que ficaram acampados em frente ao QG terem depredado as sedes dos poderes da República. A "fratura", segundo Múcio, precisava ser logo curada.
Após a demissão de Arruda, Lula escolheu Tomás Miguel para o comando da Força.
1 de 1 General Tomás Miguel Paiva é cumprimentado pela ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em cerimônia de transmissão do comando do Exército — Foto: Reprodução/ ExércitoGeneral Tomás Miguel Paiva é cumprimentado pela ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em cerimônia de transmissão do comando do Exército — Foto: Reprodução/ Exército
De acordo com o Exército, no evento de transmissão do comando, que foi fechado para a imprensa, César de Arruda disse que entrega a Tomás Miguel um Exército "dedicado e comprometido com sua missão constitucional, uma instituição de Estado, respeitada, apolítica e apartidária, um Exército digno da pátria brasileira".
As 62 anos, Tomás Miguel Ribeiro Paiva chefiava o Comando Militar do Sudeste desde 2023, ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Experiente, ele era o segundo na lista de generais que poderiam se tornar comandantes na gestão de Múcio.
Em 2023, ele assumiu o posto de general de Exército, o mais alto da carreira militar. Na época, ele passou a integrar o Alto Comando do Exército, órgão colegiado onde são discutidos temas da Política Militar Terrestre e assuntos de interesse do comandante do Exército.
Nascido na cidade de São Paulo, ele iniciou a carreira militar em 1975, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP), e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1981.
Atuou em misssão do Exército no Haiti como Subcomandante do Batalhão de Infantaria de Força de Paz e foi Comandante da Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de janeiro (RJ), em 2012.
O que você está lendo é [General Tomás Miguel recebe comando do Exército em solenidade no Quartel-General, em Brasília].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments