Em 4 horas, choveu na Zona Norte do Rio mais que o volume esperado para todo o mês de fevereiro; veja estragos
Nesta terça-feira (7), em apenas 💥️quatro horas, choveu em todo o Rio de Janeiro 💥️70% do esperado para todo o mês — mas, em alguns bairros, como na Zona Norte, o volume ultrapassou o previsto para este fevereiro. Por causa da tempestade, que se estendeu até o fim da noite, uma criança morreu soterrada, e ruas em diferentes bairros ficaram debaixo d'água. Nesta quarta (8), há previsão de chuva a qualquer hora.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou uma média de 💥️130 mm de chuva na capital fluminense na tarde de terça — só em Vicente de Carvalho, a precipitação foi de 💥️140 mm.
Em oito dias, o volume de chuva registrado na cidade já é maior do que a média do mês de fevereiro inteiro.
1 de 6 Desabamento na Chácara do Céu — Foto: Reprodução/TV GloboDesabamento na Chácara do Céu — Foto: Reprodução/TV Globo
Com isso, a cidade chegou ao 💥️Estágio de Alerta, o penúltimo de uma escala de cinco, tamanho o impacto causado pelo temporal. O prefeito Eduardo Paes (PSD) postou um vídeo em que pedia para que os cariocas evitassem se deslocar.
Ao longo da madrugada, o município recuou para o Estágio de Atenção, o terceiro da escala, e depois para o de Mobilidade, o segundo.
Nesta quarta, em entrevista ao Bom Dia Rio, Paes afirmou que a sirene da Chácara do Céu, no Alto da Boa Vista — onde uma menina de 2 anos morreu em um desabamento — soou.
“A maior parte das vezes que a sirene tocar, nada vai acontecer. Mas às vezes acontece”, alertou Paes.
“A sirene não toca por uma vontade. A gente toca combinando dados: o pluviômetro, a perspectiva de chuva, o radar. A partir daí a gente alerta as pessoas”, emendou o prefeito.
Ainda segundo Paes, a chuva foi tanta que o reservatório sob a Praça da Bandeira atingiu o nível máximo.
Até o fim da madrugada desta quarta, o Centro de Operações Rio tinha registrado as seguintes ocorrências:
No Méier, uma cratera foi aberta na Rua Aristides Caire. Segundo os moradores, o asfalto costuma ceder quando chove forte. A via foi parcialmente interditada por causa dos estragos.
“Isso se tornou uma coisa mais complicada, uma obra emergencial que tem que ser feita. O que era um espaço pequeno, vai ter que se fazer toda essa área, de forma paliativa. Isso é uma obra emergencial. Podemos ter um acidente sério”, afirmou 💥️Paulo Costa, presidente da Associação de Moradores do Méier.
Também houve estragos no Arquivo Nacional, no Centro. Um vídeo mostra poças, itens molhados e funcionários tentando limpar o local.
2 de 6 Cratera foi aberta na Rua Aristides Caire, no Méier, na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução/ TV GloboCratera foi aberta na Rua Aristides Caire, no Méier, na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo
3 de 6 Carros submersos em Bonsucesso — Foto: Reprodução/TV Globo
Carros submersos em Bonsucesso — Foto: Reprodução/TV Globo
4 de 6 Carro-forte tem dificuldade para seguir na Rua Bela, em São Cristóvão — Foto: Reprodução/TV GloboCarro-forte tem dificuldade para seguir na Rua Bela, em São Cristóvão — Foto: Reprodução/TV Globo
5 de 6 Avenida Paula Souza, no Maracanã — Foto: Reprodução/TV GloboAvenida Paula Souza, no Maracanã — Foto: Reprodução/TV Globo
6 de 6 Cascata no hall dos elevadores da Uerj — Foto: Reprodução/TV GloboCascata no hall dos elevadores da Uerj — Foto: Reprodução/TV Globo
O que você está lendo é [Em 4 horas, choveu na Zona Norte do Rio mais que o volume esperado para todo o mês de fevereiro; veja estragos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments