Gal Costa será homenageada por blocos de SP no 1º carnaval após a morte da cantora ícone da MPB

Gal Costa após entrevista em São Paulo em agosto de 2005 — Foto: Eduardo Nicolau/Estadão Conteúdo/Arquivo 1 de 2 Gal Costa após entrevista em São Paulo em agosto de 2005 — Foto: Eduardo Nicolau/Estadão Conteúdo/Arquivo

Gal Costa após entrevista em São Paulo em agosto de 2005 — Foto: Eduardo Nicolau/Estadão Conteúdo/Arquivo

Há três meses, o Brasil se despedia de uma das maiores cantoras do MPB, Gal Costa. Neste primeiro carnaval sem a artista, ao menos seis blocos irão homenageá-la em cortejos pelas ruas de São Paulo, embalando os foliões em músicas eternizadas na voz marcante da baiana.

💥️Gal Costa, a mãe de todas as vozes

Além dos tradicionais "Acadêmicos do Baixo Augusta", "Tarado Ni Você", "Bloco do Prazer" e "Pagu", os blocos estreantes "CarnaVrah" e "Gal Total" também farão tributos à artista, seja nos repertórios compostos por suas músicas ou na idealização da festa.

"A gente escolheu [homenagear] a Gal porque tem muita coisa positiva que a figura dela traz para o nosso imaginário, para o nosso repertório e para o nosso dia a dia", conta Zulaiê Silva, uma das organizadoras do bloco "Gal Total".

Bloco Gal Total, estreante no carnaval paulista em 2023 — Foto: Adailton Oliveira 2 de 2 Bloco Gal Total, estreante no carnaval paulista em 2023 — Foto: Adailton Oliveira

Bloco Gal Total, estreante no carnaval paulista em 2023 — Foto: Adailton Oliveira

Programadora cultural e cantora profissional, Zu Laiê, como é conhecida no meio artístico, descreve a homenageada como uma inspiração: "Eu aprendi a cantar por meio do canto dela, que era como uma escola. Da maneira dela, ela acabava inspirando outras pessoas. Ela foi a lugares muito extremos; no extremo da voz, da estética. Ela se permitiu muito, era muito aguerrida."

Para Zu Laiê, a pluralidade no número de blocos que homenagearão a artista é um aspecto positivo. Ela vê o legado de Gal Costa como algo pertencente a todos e que possui diferentes significados para cada um. Por isso, também acredita que, futuramente, poderão surgir outros blocos que celebrem a contora. "O repertório dela é tão imenso que é capaz de não bater com o dos outros", falou.

💥️Veja abaixo o cronograma e as propostas dos blocos para os desfiles:

Idealizado por artistas voltados para roda de samba, o bloco fixo acontecerá numa praça que leva o nome de outra grande cantora nacional, Elis Regina. "Um de milhões, uma coincidência feliz", comenta Zu Laiê.

Segundo a organizadora, a ideia do bloco, que é composto por mães e pais, é de acomodar um público formado por adultos, crianças e idosos, para que todos possam vivenciar a cultura popular brasileira.

"Atentos e Fortes", canção de Gilberto Gil e Caetano Veloso gravada por Gal Costa, será o tema do bloco no carnaval deste ano. Convidados especiais, como Sophie Charlotte, amiga da cantora, participarão do desfile.

Haverá também uma interpretação do clássico "Chuva de Prata" pela cantora mineira Marina Sena.

O bloco chama os foliões para celebrar a música "da eterna Gal Costa, nossa rainha". E promete um set específico do carnaval com a cantora baiana.

O megabloco que desfila há nove anos no Centro da capital e explora a ampla discografia de Caetano Veloso terá como tema neste ano "Uma homenagem a Gal Costa e o desejo de um novo mundo". "O Brasil é Gal", diz o bloco. "Em 2023 teremos o carnaval dos carnavais. O primeiro depois de uma pandemia. Um ano com um novo governo. Um ano sem Gal. Um país novo conquistado na Fúria y Sonho."

"Divinas maravilhosas" é o tema escolhido pelo Pagu neste ano. O título faz referência a um álbum musical lançado por Gal em 2010, intitulado "Divina, Maravilhosa".

O bloco promete participações especiais para homenagear a cantora que compõe o repertório da bateria formada somente por mulheres desde 2016.

Já tradicional no carnaval paulistano, o bloco dedicado à obra e personalidade de Gal retorna às ruas da cidade com mais uma homenagem à cantora.

"Não há outro tema a não ser ressaltar todos os adjetivos de uma mulher revolucionária, à frente do seu tempo, com uma excelência vocal acima do padrão, que quebrou padrões, que enfrentou ditadura, que cantou o Brasil de ponta a ponta, que cantou a liberdade, que cantou o amor, que cantou a dor, que cantou tudo que quis", diz o grupo nas redes sociais.

O que você está lendo é [Gal Costa será homenageada por blocos de SP no 1º carnaval após a morte da cantora ícone da MPB].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...