Grupo curdo PKK anuncia suspensão temporária de 'operações' na Turquia após terremoto
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/T/T/FOqjKoT32bmjShA0lA2Q/ap22358440749541.jpg)
Ativista curdo segurando a bandeira do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, PKK, durante protestos em Paris — Foto: Lewis Joly/AP
O partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) suspendeu de forma temporária as "operações" na Turquia após o terremoto, anunciou um comandante do movimento, considerado um grupo terrorista pelo governo turco.
"Vamos interromper as operações nas cidades da Turquia. Decidimos não executar nenhuma operação enquanto o Estado turco não nos atacar", declarou Cemil Bayik, comandante do movimento, citado pela agência de notícias ANF, próxima ao PKK.
2 de 2
Ativistas curdos flamulam bandeiras com imagem de lider do PKK, Abdullah Ocalan, durante protesto em Paris — Foto: Lewis Joly/AP
Ativistas curdos flamulam bandeiras com imagem de lider do PKK, Abdullah Ocalan, durante protesto em Paris — Foto: Lewis Joly/AP
O PKK, que iniciou uma luta armada contra o exército turco em 1984, é considerado uma organização terrorista pela Turquia, Estados Unidos e a União Europeia.
O exército turco executa operações com frequência contra o PKK na Turquia, mas também contra suas bases no Iraque e ataca as Unidades de Proteção Popular (YPG) na Síria, aliadas dos Estados Unidos na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico.
Mesmo assim, a Turquia acusa o grupo de ter vínculos com o PKK.
O que você está lendo é [Grupo curdo PKK anuncia suspensão temporária de 'operações' na Turquia após terremoto].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments