Vanessa da Mata devolve Belchior ao nordeste ao cantar música de 1979 com João Gomes, astro do piseiro
Capa do single 'Comentário a respeito de John', de Vanessa da Mata com João Gomes — Foto: Priscila Prade
Resenha de single
Título: 💥️
Artistas: 💥️Vanessa da Mata e 💥️João Gomes
Composição: 💥️Belchior e 💥️José Luiz Penna
Álbum: 💥️
Edição: Edição independente da artista / ONErpm
Cotação: ★ ★ ★ ★
♪ Foi com a força do cancioneiro autoral que Vanessa da Mata fez nome na música brasileira a partir de 2002, ano da edição do primeiro álbum da artista mato-grossense. Geralmente composto solitariamente e gravado sem colaborações, esse cancioneiro se revelou autossuficiente para firmar a cantora e compositora, dona de obra de fluxo singular e aparentemente intuitivo.
Ainda assim, Vanessa vez por outra arriscou cantar músicas de lavra alheia e, nos últimos anos, vem se conectando com nomes da nova geração, fazendo movimento recorrente na indústria pop brasileira.
No ainda inédito álbum que lançará neste primeiro semestre de 2023, 💥️, Vanessa da Mata abre parceria com o produtor e Papatinho, canta com o rapper L7nnon e faz dueto com João Gomes.
Astro do piseiro, Gomes teve a cantora como uma das convidadas da gravação ao vivo do álbum 💥️ (2022) e, retribuindo o gesto mercadológico, gravou participação na única música do álbum 💥️ sem a assinatura de Vanessa, 💥️ (1979), parceria de Belchior (1946 – 2017) com o compositor potiguar José Luiz Penna.
Terceiro single do álbum 💥️, 💥️ chegou ao mundo digital hoje, 10 de fevereiro de 2023, dia do 47º aniversário de Vanessa da Mata.
Sucessor dos singles 💥️💥️(2022) e 💥️ (2023), 💥️ se impõe como a mais aliciante das três faixas já conhecidas do álbum vindouro. Vanessa e João Gomes trazem a canção de Belchior e José Luiz Penna – valorizada pela letra repleta de alusões à vida e obra de John Lennon (1940 – 1980), referência na trajetória de Belchior – para o universo rítmico nordestino em levada conduzida pelo toque da sanfona de Mestrinho.
É um caminho interessante porque, embora cearense, Belchior poucas vezes explicitou (nos arranjos dos maiores sucessos) a origem nordestina ao dar forma a um cancioneiro angustiado, apresentado nas décadas de 1970 e 1980 em embalagem pop de sotaque universal.
Na abordagem da cantora com João Gomes, 💥️ tangencia a levada do xote em algumas passagens da gravação de três minutos e meio, feita com produção musical orquestrada pela própria Vanessa da Mata. O clima rural é realçado pela viola caipira tocada pelo guitarrista Maurício Pacheco na gravação formatada com a sutileza da bateria de Renan Martins e a leveza da percussão de Vanderlei Silva.
Por mais que a temperatura amena da gravação contraste com a chama do verso-síntese , tradução literal do título de música dos Beatles, 💥️ (John Lennon e Paul McCartney, 1968), o single flui bem.
Tal como Vanessa da Mata, João Gomes não prima pelo rigor técnico, mas, como bem observou a artista ao anunciar o single nas redes sociais, o canto de Gomes ecoa a prosódia dos vaqueiros cantadores do nordeste se ouvido fora do universo do piseiro. Nesse contexto, o single 💥️ resulta redondo.
Ainda que as angústias de Belchior pareçam dissolvidas na gravação, a música soa com força para alcançar outros ouvintes nas vozes de Vanessa da Mata e João Gomes.
O que você está lendo é [Vanessa da Mata devolve Belchior ao nordeste ao cantar música de 1979 com João Gomes, astro do piseiro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments