Dois casos de violência são registrados na estação Brás da CPTM em 24 horas

Usuários aguardam trem em plataforma da Linha 3-Vermelha do metrô na Estação Sé, na Zona Central de São Paulo, durante a manhã. O transporte teve problemas e pessoas precisaram desembarcar nas linhas — Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo 1 de 1 Usuários aguardam trem em plataforma da Linha 3-Vermelha do metrô na Estação Sé, na Zona Central de São Paulo, durante a manhã. O transporte teve problemas e pessoas precisaram desembarcar nas linhas — Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Usuários aguardam trem em plataforma da Linha 3-Vermelha do metrô na Estação Sé, na Zona Central de São Paulo, durante a manhã. O transporte teve problemas e pessoas precisaram desembarcar nas linhas — Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Ao menos dois casos de violência foram registrados no último fim de semana no sistema de transporte metropolitano de São Paulo no mesmo local: a estação Brás, no trecho da CPTM. Em 2023, já são cinco casos, segundo um levantamento feito pela TV Globo.

Os dados foram obtidos com vítimas, a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar, além do Metrô, CPTM, e Viamobilidade. Ao todo, desde 2022, foram contabilizados 24 casos de violência em diversos pontos do sistema sob trilhos.

Segundo a companhia informou por nota, por volta das 23h40 do sábado (11) houve uma briga entre passageiros na transferência do Metrô para a estação Brás da CPTM.

A equipe de segurança, ao chegar ao local, avistou "dois homens fugindo em direção à saída da estação pelo acesso da Praça Agente Cícero, quando um deles, armado, efetuou um disparo".

"Na saída da estação, a dupla se deparou com policiais militares, apontando a arma para um deles, que disparou acertando a bilheteria da estação. A dupla conseguiu fugir. Não houve feridos. A CPTM registrou a ocorrência no 8º DP (Brás) e está à disposição das autoridades policiais para o esclarecimento do caso e identificação dos autores", finaliza o texto.

Já a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que a Polícia Civil investiga uma tentativa de homicídio ocorrida dentro de estação de trem, por volta da meia-noite do domingo (12), no bairro do Brás, na Zona Leste da capital.

"A vítima, um homem de 31 anos, contou que estava dentro da estação quando começou a ser hostilizado por homens desconhecidos. Em dado momento, um deles veio em sua direção, e ele desferiu um soco no rosto do suspeito. Um segundo envolvido, que estava armado, apontou o revólver na direção da vítima."

"Em seguida, a dupla tentou fugir, enquanto a vítima solicitou ajuda ao segurança da estação, que foi atrás do suspeito armado. Ao pular a catraca, o criminoso atirou na direção da vítima, que não foi atingida. Nesse momento, um PM, de 41 anos, que estava próximo ao local, ouviu o disparo e passou a fazer o acompanhamento dos suspeitos", diz a nota.

"Ele deu ordem de parada aos suspeitos e o que estava armado apontou a arma na direção do policial, que interveio e disparou."

Ninguém ficou ferido, e os suspeitos conseguiram escapar. O caso foi registrado como disparo de arma de fogo e tentativa de homicídio no 8º DP (Brás).

No segundo caso, um homem arremessou uma grade e atingiu uma passageira, que acabou caindo na linha do trem.

A CPTM informou, em nota, que na manhã do domingo, por volta das 9h, a equipe de segurança da CPTM conteve e encaminhou ao 77º DP de Santa Cecília um homem que arremessou um gradil na estação da Luz.

"O objeto, que era utilizado para isolar uma área tombada da estação, atingiu uma passageira, que foi imediatamente socorrida e encaminhada para atendimento médico pelo Resgate do Corpo de Bombeiros. A CPTM lamenta o ocorrido e ressalta que irá colaborar com a investigação policial", completa.

A SSP disse que um homem de 50 anos foi preso em flagrante "após arremessar uma grade de ferro na direção da linha férrea e atingir uma passageira, dentro de uma estação de trem, por volta das 9h da manhã deste domingo (12), no bairro Bom Retiro, na região central da capital".

E emenda: "agentes de segurança da estação detiveram o homem. Uma mulher, de 23 anos, ficou ferida após ser atingida pelo objeto e permaneceu internada no PS Santana. O suspeito foi levado para a delegacia onde foi autuado em flagrante, permanecendo à disposição do Poder Judiciário. Foram solicitados exames periciais ao IC e ao IML e o caso, registrado como lesão corporal e perigo de desastre ferroviário (tentado) no 2º DP (Bom Retiro)".

O que você está lendo é [Dois casos de violência são registrados na estação Brás da CPTM em 24 horas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...