Turquia já planeja reconstrução pós-terremoto; sobreviventes são resgatados após mais de 220 horas
Um homem senta-se sobre os escombros, após um terremoto mortal na cidade de Harem, na Síria — Foto: Emilie Madi/REUTERS
A Turquia voltou seu foco, nesta quarta-feira (15), para 💥️a reconstrução e o reinício. Ancara pediu para que cidadãos que foram atingidos pelo terremoto voltassem para suas casas caso essas tenham sido consideradas seguras pelos bombeiros do país.
"Queremos que os cidadãos rastreiem o status de seus prédios no sistema online e voltem aos prédios que recebem relatórios de construção segura do ministério de urbanização", disse o ministro do Turismo, Nuro Ersoy.
"Vamos demolir rapidamente o que precisa ser demolido e construir casas seguras", tuitou o ministro do Meio Ambiente e Urbanização, Murat Kurum.
2 de 3 Pessoas recolhem itens em escombros na província de Hatay, Turquia — Foto: Eloisa Lopez/REUTERSPessoas recolhem itens em escombros na província de Hatay, Turquia — Foto: Eloisa Lopez/REUTERS
No noroeste da vizinha Síria, controlado pela oposição, que já sofria com mais de uma década de bombardeios, o terremoto deixou muitas famílias cansadas da guerra se virando sozinhas em meio aos escombros, com a ajuda internacional chegando lentamente.
O número combinado de mortos nos dois países subiu para mais de 41 mil, e milhões precisam de ajuda humanitária, com muitos sobreviventes desabrigados em temperaturas quase congelantes no inverno, e os resgates agora são poucos e distantes entre si.
Segundo o último balanço divulgado, 35.418 pessoas morreram na Turquia enquanto 5.814 foram vitimadas na Síria.
3 de 3 Diante de escombros, pessoas se aquecem em fogueira improvisada na cidade de Kahramanmaras, na Turquia — Foto: Suhaib Salem/REUTERSDiante de escombros, pessoas se aquecem em fogueira improvisada na cidade de Kahramanmaras, na Turquia — Foto: Suhaib Salem/REUTERS
Segundo o ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, cerca de metade dos edifícios da cidade de Hatay estão inabitáveis.
Na noite de terça-feira, o presidente turco, Tayyip Erdogan, prometeu continuar com os esforços de resgate e recuperação, depois que nove foram retirados dos escombros naquele dia.
Já nesta quarta-feira uma mulher de 42 anos foi resgatada dos escombros em Kahramanmaras, no sul do país, quase 222 horas depois do primeiro tremor.
10 horas mais cedo, uma outra mulher, essa de 77 anos, foi resgatada em Adiyaman 💥️(vídeo acima).
Mas as autoridades da ONU disseram que a fase de resgate está chegando ao fim, com o foco voltado para abrigo, alimentação e educação.
O que você está lendo é [Turquia já planeja reconstrução pós-terremoto; sobreviventes são resgatados após mais de 220 horas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments