Comando de comissão sobre Yanomami gera embate entre governistas e senadores de Roraima

Criança Yanomami desnutrida é atendida no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista, Roraima, Brasil, em 27 de janeiro de 2023 — Foto: Michael Dantas/AFP 1 de 2 Criança Yanomami desnutrida é atendida no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista, Roraima, Brasil, em 27 de janeiro de 2023 — Foto: Michael Dantas/AFP

Criança Yanomami desnutrida é atendida no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista, Roraima, Brasil, em 27 de janeiro de 2023 — Foto: Michael Dantas/AFP

A disputa pelos três cargos-chave da comissão externa para apurar a crise sanitária na Terra Indígena Yanomami gerou embate entre senadores de Roraima e governistas nesta quarta-feira (15) no Senado.

Três senadores do estado, que registra casos graves de malária e desnutrição entre os Yanomami, tentaram concentrar na bancada o comando da comissão.

O colegiado foi instalado nesta quarta. A comissão terá a seguinte composição:

A proposta inicial era que um terceiro representante de Roraima, Mecias de Jesus (Republicanos-RR), ficasse com a vice-presidência. Mas o senador petista, Humberto Costa (PE), discordou do arranjo e, após sua intervenção, o posto será ocupado por Eliziane Gama.

A tentativa de emplacar os três senadores de Roraima nos postos principais da comissão gerou protesto. Os três já manifestaram apoio ao então presidente Jair Bolsonaro, cuja gestão vem sendo apontada pela atual bancada governista como responsável por agravar a crise indígena.

Mecias rebateu e afirmou que a comissão "não é para defender o garimpo": "Não disse isso. Eu entendo indiretas, não coloque palavras na minha boca".

Eliziane Gama informou ao 💥️g1 que vai propor um plano de trabalho e um relatório paralelos para garantir que o foco da comissão seja a proteção do povo Yanomami.

"Precisamos nos ater à razão da criação da comissão defesa Yanomami. Não pode surgir relatório completamente dissociado desse objetivo. Estaremos aí o tempo inteiro para resgatar o objetivo da comissão", reforçou o governista Humberto Costa.

💥️LEIA TAMBÉM: Investigação sobre genocídio Yanomami é vista por aliados como principal ameaça de prisão para Bolsonaro

Logo que abriu a sessão, Chico Rodrigues anunciou que um acordo foi feito para torná-lo presidente, Mecias vice e Hiran relator. Humberto Costa, porém, defendeu Eliziane Gama como vice, alegando que há a necessidade de um "olhar externo" no colegiado.

Costa visitou a comunidade Yanomami em maio do ano passado e relatou que, na Assembleia Legislativa de Roraima, naquela ocasião, "boa parte dos parlamentares se manifestarem apoiando o garimpo".

Mecias reagiu: "Conheçam primeiro o estado de Roraima para depois se posicionar numa relatoria ou qualquer outra nessa situação".

Operação Escudo Yanomami é reforçada por helicópteros das Forças Armadas — Foto: Divulgação/FAB 2 de 2 Operação Escudo Yanomami é reforçada por helicópteros das Forças Armadas — Foto: Divulgação/FAB

Operação Escudo Yanomami é reforçada por helicópteros das Forças Armadas — Foto: Divulgação/FAB

Mecias, que afirmou preferir usar o termo "funcionários do garimpo" em vez de garimpeiros, argumentou que o governo federal precisa auxiliar a retirá-los do estado.

"Que o governo tenha sensibilidade [...] coloque helicópteros, aviões para ajudar a levá-los para Boa Vista. Os verdadeiros donos dos garimpos não estão mais lá. O garimpeiro que está lá é o funcionário do chão da fábrica", acrescentou.

O relator, Hiran Gonçalves, disse que Roraima vem estudando estabelecer um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para possibilitar, de forma legal, o transporte dos garimpeiros. Esse termo pode ser autorizado pelo governo federal em casos de infrações leves.

O presidente da comissão, Chico Rodrigues, quer que os garimpeiros sejam beneficiados pelos programas sociais do governo.

"Se formos traçar um paralelo hoje, os refugiados venezuelanos recebem os benefícios dos programas sociais do governo. Então, imagina os garimpeiros que são brasileiros, precisam também, para mitigar o sofrimento que vão ter naturalmente quando saírem daquelas áreas, como estão saindo e, de forma forma ordenada e pacífica", pontuou.

A comissão de parlamentares já visitou o estado e pretende realizar mais duas visitas à terra Yanomami. Depois, um relatório será elaborado e votado.

O que você está lendo é [Comando de comissão sobre Yanomami gera embate entre governistas e senadores de Roraima].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...