No Sisu 2023, o que fazer diante do aviso de 'sua nota não é suficiente para selecionar este curso'?

Você viu que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram nesta quinta-feira (16), entrou no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu, escolheu suas duas opções de graduação, mas... 💥️o sistema mostrou o aviso de "sua nota não é suficiente para selecionar este curso"?

Compartilhe esta reportagem no WhatsappCompartilhe esta reportagem no Telegram

💥️📏 O que deve ter acontecido é: 💥você não atingiu a nota mínima exigida por esse curso/faculdade. O Sisu permite que cada instituição de ensino estipule, se quiser, uma pontuação "de corte" em cada parte da prova. Por exemplo: na Universidade Federal do Amapá (Unifap), só pode se inscrever em medicina quem tiver tirado pelo menos 100 pontos em cada parte prova, com média geral acima de 500.

No exemplo abaixo, o candidato foi barrado: não conseguiu atingir 100 nem em matemática, nem em ciências da natureza, e só alcançou 340,34 na média geral.

Mas nem tudo está perdido! Dá para procurar outro curso que não tenha as mesmas exigências.

Notas mínimas exigidas pela Unifap — Foto: Reprodução 1 de 11 Notas mínimas exigidas pela Unifap — Foto: Reprodução

Notas mínimas exigidas pela Unifap — Foto: Reprodução

Há outros três critérios que impedem o candidato que fez o Enem de se inscrever no Sisu:

💥️💣 💥Tirar zero na redação. Neste caso, infelizmente, o jeito vai ser esperar o ano que vem para tentar de novo. Pelo regulamento do programa, nenhuma faculdade pode selecionar estudantes que não pontuaram nessa parte da prova.

💥️🏃‍♀️ 💥Ser treineiro. Se você ainda não terminou o ensino médio, mas decidiu fazer o Enem só para se acostumar ao formato da prova, não conseguirá se inscrever no ensino superior. Espere mais um pouquinho, até concluir o último ano da escola.

💥❗ Ter sido eliminado da prova. Caso você tenha sido flagrado usando um celular no meio da prova, por exemplo, nem adianta já ter respondido a algumas perguntas. Como desrespeitou uma norma do edital, está fora do exame (e de todos os processos seletivos, como o Sisu).

Critérios de eliminação do Sisu — Foto: Reprodução 2 de 11 Critérios de eliminação do Sisu — Foto: Reprodução

Critérios de eliminação do Sisu — Foto: Reprodução

As inscrições ficarão abertas até sexta-feira da semana que vem, dia 24 de fevereiro. Veja como participar:

Sisu: tela de login para fazer a inscrição — Foto: Reprodução/Inep 3 de 11 Sisu: tela de login para fazer a inscrição — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: tela de login para fazer a inscrição — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: tela de confirmação dos dados — Foto: Reprodução/Inep 4 de 11 Sisu: tela de confirmação dos dados — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: tela de confirmação dos dados — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: tela para iniciar a inscrição — Foto: Reprodução/Inep 5 de 11 Sisu: tela para iniciar a inscrição — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: tela para iniciar a inscrição — Foto: Reprodução/Inep

Sisu tela 5 — Foto: Reprodução/Inep 6 de 11 Sisu tela 5 — Foto: Reprodução/Inep

Sisu tela 5 — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: conhecendo as vagas — Foto: Reprodução/Inep 7 de 11 Sisu: conhecendo as vagas — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: conhecendo as vagas — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso — Foto: Reprodução/Inep 8 de 11 Sisu: leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: confira os dados e confirme sua inscrição — Foto: Reprodução/Inep 9 de 11 Sisu: confira os dados e confirme sua inscrição — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: confira os dados e confirme sua inscrição — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: inscrição concluída — Foto: Reprodução/Inep 10 de 11 Sisu: inscrição concluída — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: inscrição concluída — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: tela da classificação parcial — Foto: Reprodução/Inep 11 de 11 Sisu: tela da classificação parcial — Foto: Reprodução/Inep

Sisu: tela da classificação parcial — Foto: Reprodução/Inep

A lista de aprovados na chamada regular será divulgada no dia 28 de fevereiro.

O aluno só pode ser aprovado em um dos cursos marcados na inscrição:

Para quem conseguiu índices suficientes nas duas opções de curso, o sistema permitirá a matrícula apenas na que foi colocada como prioritária.

💥Lista de espera: O candidato que não conseguir uma vaga na chamada regular pode manifestar interesse para participar da lista de espera de um dos dois cursos de seu interesse. Esta etapa só acontece caso haja vagas que não forem preenchidas na 1ª chamada e estará disponível de 28 de fevereiro a 8 de março.

💥️VÍDEOS

O que você está lendo é [No Sisu 2023, o que fazer diante do aviso de 'sua nota não é suficiente para selecionar este curso'?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...