Inspeção Periódica de Gás: prazo para realizar o serviço no Rio vai até 22 de março de 2026; veja como fazer
Consumidores do Rio com gás canalizado, tanto de imóveis residenciais como comerciais, têm até 💥️22 de março de 2026 para fazer a 💥️Inspeção Periódica do Gás (IPG).
O prazo, que terminava em 2023, foi ampliado em três anos.
O serviço deve ser feito com uma empresa habilitada pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), e não é feita pela concessionária Naturgy.
Para achar uma empresa, veja a lista de empresas credenciadas no site, clique em "Consultar" e procure por "Organismo de Inspeção - Instalações Prediais de Gás Combustível" entre as opções do filtro "Tipo de Organismo".
A empresa que fornece o gás no Rio explica que a visita é para um técnico verificar se fogão, aquecedor e canalização estão instalados e funcionando conforme as normas vigentes, e não é uma visita para realizar reparos.
A Naturgy orienta também que seja feita uma negociação coletiva em condomínios, o que pode baratear o custo (veja mais informações no site da Naturgy).
Se durante a inspeção for verificada alguma inadequação que represente risco, a Naturgy pode interromper o fornecimento de gás até que o cliente providencie o reparo. O serviço é restabelecido após nova vistoria que confirme que não há mais problemas.
O serviço também pode ser interrompido se o cliente não realizar a inspeção, prevista em lei, a cada cinco anos.
O que você está lendo é [Inspeção Periódica de Gás: prazo para realizar o serviço no Rio vai até 22 de março de 2026; veja como fazer].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments