EUA sobem tom e acusam Rússia de 'crimes contra a humanidade' pela primeira vez

Os Estados Unidos subiram o tom contra a Rússia neste sábado (18) e, 💥️pela primeira vez desde o início da guerra na 💥️Ucrânia, acusaram abertamente o governo de Vladimir Putin de ter cometido crimes contra a humanidade no país vizinho.

A afirmação, inédita, foi feita pela vice-presidente dos EUA, Kamala Harris , durante a Conferência de Segurança de Munique, encontro que reúne dezenas de chefes de governo na cidade alemã neste fim de semana.

Para comprovar sua tese, Harris citou os seguintes casos, que segundo Washington, foram cometidos por militares russos na Ucrânia:

"Afirmo a todos os que perpetraram esses crimes e a seus superiores ou cúmplices: vocês responderão por eles", acrescentou Kamala Harris.

O Kremlin ainda não havia respondido às acusações até a última atualização desta notícia.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, discursa na conferência de segurança de Munique, na Alemanha, em 18 de fevereiro de 2023. — Foto: Michael Probst/ AP 1 de 1 A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, discursa na conferência de segurança de Munique, na Alemanha, em 18 de fevereiro de 2023. — Foto: Michael Probst/ AP

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, discursa na conferência de segurança de Munique, na Alemanha, em 18 de fevereiro de 2023. — Foto: Michael Probst/ AP

A fala💥️ indica um movimento mais agressivo de Washington na guerra. Há meses, representantes do governo russo vêm alertado de uma interferência do Ocidente, encabeçada pelos EUA, e ameaça retaliações.

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, que também participa da conferência em Munique, respaldou a tese de Harris e falou de um "💥️ataque generalizado e sistemático do Kremlin contra a população civil na 💥️Ucrânia".

💥️LEIA MAIS

Blinken afirmou ainda que, ao utilizar a classificação de crimes contra a humanidade, os Estados Unidos comprometem-se a ajudar para que o governo e as forças russos "prestem contas dos seus atos" perante a Justiça.

"Não pode haver impunidade para esses crimes", conclui Blinken.

Desde o início da invasão, os Estados Unidos documentaram ou catalogaram💥️ mais de 30.600 casos de crimes de guerra cometidos por forças russas na Ucrânia, disse o Departamento de Estado dos EUA.

Alguns desses casos, segundo os EUA, ocorreram em Bucha, cidade próxima a Kiev onde forças da Ucrânia encontraram dezenas de corpos de civis pelas ruas após militares russos, que ocupavam o local, deixarem a região, em meados de 2022.

O que você está lendo é [EUA sobem tom e acusam Rússia de 'crimes contra a humanidade' pela primeira vez].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...