Saiba como avicultores de Santa Maria de Jetibá, ES, maior produtor de ovos do Brasil, estão se virando em meio a crise no setor

A crise no setor de avicultura, provocada pelo aumento no valor dos insumos e a gripe aviária, que já tem focos em 40 países, está deixando avicultores de Santa Maria de Jetibá no prejuízo. Localizado na Região Serrana do Espírito Santo, o município concentra a maior produção de ovos de galinha do país.

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

Produção de ovos em Santa Maria de Jetibá, maior produtor de ovos do Brasil — Foto: Reprodução/TV Gazeta 1 de 4 Produção de ovos em Santa Maria de Jetibá, maior produtor de ovos do Brasil — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Produção de ovos em Santa Maria de Jetibá, maior produtor de ovos do Brasil — Foto: Reprodução/TV Gazeta

De acordo com dados da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves), em 2023 o Espírito Santo teve 5,23 bilhões de ovos e a produção caiu para 4,35 bilhões em 2022, uma redução de 17%.

Sobre a alta dos insumos, Nélio Hand, diretor executivo da Aves, disse que pelo menos 40 avicultores desistiram da atividade em meio à crise mundial no setor.

Quem continua trabalhando tem se virado como pode para manter o negócio.

Produção de ovos em Santa Maria de Jetibá, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta 2 de 4 Produção de ovos em Santa Maria de Jetibá, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Produção de ovos em Santa Maria de Jetibá, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Avicultor há 32 anos, Manfredo Kruger, tem uma granja em Rio Bonito, zona rural de Santa Maria de Jetibá e contou que até o final de 2023 eram cerca de 300 mil galinhas que botavam até 240 mil ovos por dia e atualmente são 250 mil aves e uma produção diária de 200 mil ovos.

A alta no preços dos grãos que compõem a ração para as aves também afetou a granja de Weverton Espíndula, que tem propriedade no Distrito de Garrafão, mesmo município. O número de galinhas do avicultor passou de 180 para 120 mil e a produção de ovos caiu de 145 mil para 95 mil por dia, o que acabou elevando o preço do produto.

💥️LEIA TAMBÉM:

Aves em granja em Santa Maria de Jetibá, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta 3 de 4 Aves em granja em Santa Maria de Jetibá, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Aves em granja em Santa Maria de Jetibá, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A queda na produção de ovos de granja é um problema no mundo todo e em outros países também tem sido agravada pela gripe aviária.

Produtores adotam medidas sanitárias para evitar gripe aviária no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta 4 de 4 Produtores adotam medidas sanitárias para evitar gripe aviária no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Produtores adotam medidas sanitárias para evitar gripe aviária no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

No Espírito Santo, os avicultores estão tentando se proteger como podem da gripe aviária. A proibição de visitas em granjas e unidades de beneficiamento estão entre as medidas sanitárias adotadas para impedir que as aves fiquem doentes.

Outras medidas sanitárias que estão sendo adotadas são:

Denilson Potratz, presidente da Nater Coop, cooperativa composta por 60 avicultores de pequeno porte, e que mantém uma espécie de condomínio agrícola em Santa Maria de Jetibá, disse que na região todos também estão se prevenindo da gripe aviária.

O que você está lendo é [Saiba como avicultores de Santa Maria de Jetibá, ES, maior produtor de ovos do Brasil, estão se virando em meio a crise no setor].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...