Tragédia no Litoral de SP: tenda em São Sebastião recebe velório coletivo de sete mortos em temporal
Sete vítimas do temporal histórico de São Sebastião são veladas em velório coletivo — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião
Uma tenda montada na região central de São Sebastião recebeu na noite desta terça-feira (21) o velório coletivo de sete vítimas da tragédia que devastou o Litoral Norte de São Paulo. O balanço da Defesa Civil aponta 48 mortes (47 em São Sebastião e uma em Ubatuba).
💥️As setes vítimas veladas nesta terça foram:
2 de 2 Bruna Benicio, Maria Clara Benicio e Ângela Benício morreram soterrados na Vila Sahy, em São Sebastião — Foto: Arquivo pessaol
Bruna Benicio, Maria Clara Benicio e Ângela Benício morreram soterrados na Vila Sahy, em São Sebastião — Foto: Arquivo pessaol
Ângela (avó), Bruna (mãe), Maria Clara (filha) e Genival (tinha um relacionamento com Ângela) eram da mesma família e moravam na mesma casa, que acabou atingida por deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas do final de semana.
De acordo com a administração municipal de São Sebastião, as vítimas foram identificadas e, em seguida, encaminhadas ao velório, que aconteceu na Rua da Praia, região central da cidade. Depois, todos os corpos foram levados ao cemitério municipal, onde foram sepultados.
💥️VEJA TAMBÉM:
A prefeitura explicou que a decisão em relação ao velório coletivo é das famílias das vítimas. Muitos dos mortos eram de outras cidades do estado e, por conta disso, os parentes preferem que todo o procedimento seja feito no município em que moram.
Balanço do governo estadual aponta que 26 corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São 10 homens adultos, nove mulheres adultas e sete crianças.
Equipes de resgate prosseguem nesta quarta-feira (22) a busca por vítimas soterradas. 38 pessoas estão desaparecidas, segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Mais cedo, o tenente-coronel Hengel Ricardo, coordenador da Defesa Civil estadual, afirmou que eram 57.
"Esse numero de desaparecidos pode flutuar, pode ser que a gente encontre mais gente, menos gente", afirma Tarcísio.
Os trabalhos acontecem especialmente em bairros da costa sul da cidade de São Sebastião, como a Vila do Sahy, área que concentra a maioria das vítimas da tragédia, e Juquehy.
Na terça-feira voltou a chover forte em São Sebastião e as buscas chegaram a ser suspensas momentaneamente por questões de segurança devido ao risco de novos deslizamentos de terra.
Os trabalhos foram retomados a partir das 22h e seguiram pela madrugada, diferente do que aconteceu nos primeiros dias, quando em alguns pontos não havia luz para que a continuidade das buscas nos locais afetados.
As buscas são feitas por bombeiros, agentes da Defesa Civil e os próprios moradores. No domingo, helicópteros da PM tiveram dificuldade para chegar nos pontos mais críticos devido ao mau tempo. O Exército enviou aeronaves para ajudar nos trabalhos. A operação envolve mais de 600 pessoas.
Uma das vítimas é uma menina de 7 anos que morreu soterrada após a sua casa ser destruída por uma pedra de duas toneladas durante o temporal em Ubatuba. Em São Sebastião, uma mulher de 35 anos morreu depois que a casa dela foi atingida por uma árvore.
Em São Sebastião, uma criança de 2 anos foi salva após ter ficado horas sob os escombros. Equipes também resgataram uma mulher em trabalho de parto que estava isolada — mãe e bebê passam bem.
Em Juquehy, outro bairro bastante afetado pelas chuvas, o Corpo de Bombeiros registrou um novo deslizamento de terra de segunda para terça, mas sem registro de vítimas.
Além do trabalho de resgate, as equipes atuam para desobstruir o acesso por terra. 💥️Veja a situação das estradas na região:
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
O que você está lendo é [Tragédia no Litoral de SP: tenda em São Sebastião recebe velório coletivo de sete mortos em temporal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments